Pesquisa
LÁZARO RAMOS LIDERA RANKING DE INFLUÊNCIA
Publicado emNova pesquisa Ipsos aponta ator como líder da pesquisa Most Influential Celebrities
Com elevado nível de confiança e credibilidade, Lázaro Ramos ficou em primeiro lugar na nova edição da pesquisa Most Influential Celebrities, da Ipsos, à frente de Fernanda Montenegro e Astrid Fontenele.
Na sequência, o estudo apontou em quarto lugar, Érika Januza e Carlos Tramontina empatados, e Xuxa e Ivete Sangalo em quinto, como nomes que geram identificação e conexão emocional com o público.
Lázaro Ramos tem uma lista imensa de marcas que confiaram em seu carisma, como Tramontina, The Town, Fiat, Renner, Amazon Prime, SumUp, Vick e Esfera Energia, além de contracenar com Taís Araújo em campanhas para Cartão de Todos, Amor Saúde, Buscopan, Qualy, Italac e Buscopan, entre outras.
Seu mais recente trabalho publicitário, realizado no último mês de agosto, foi uma campanha para Novabrink, que relançou Zuri, a boneca negra símbolo de pluralidade.
Além da lista dos famosos, o ranking também avaliou os influencers, conhecidos pelo trabalho desenvolvido em plataformas digitais.
Os que lideram as primeiras colocações são Iberê Thenório (Manual do Mundo), Leon Martins (Coisa de Nerd) e Bruna Tavares (jornalista e empresária do setor de beleza), seguidos de Camila Pudim em quarto lugar e Camila de Lucas em quinto.
.“No caso das celebridades, a força deles não vem só de uma plataforma ou de um único tema, mas de credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas e de grande exposição na mídia tradicional. Eles são percebidos como vozes de autoridade, pessoas talentosas e, por isso, suas opiniões e posicionamentos têm enorme peso para a população em geral”, explica Luciene Santiago, gerente de Creative Excellence na Ipsos.
Já os influencers digitais não precisaram da grande mídia para se tornarem gigantes, destaca a especialista. “Eles criaram seus próprios ecossistemas em plataformas como YouTube, Instagram, TikTok, estabelecendo uma relação de confiança e proximidade com seus seguidores”, diz Luciene.
O indicador de Confiança/Credibilidade segue sendo o mais importante para avaliar o poder de influência das celebridades.
E pela primeira vez, o levantamento incluiu a avaliação de influencers criadas por Inteligência Artificial, com destaque para Lu, do Magalu, e Marisa Maiô.
Beleza, por sua vez, que no passado já ocupou as primeiras posições no peso da influência, na edição deste ano aparece em sexto lugar.
A pesquisa também elaborou um ranking com os nomes de mais influentes para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), com Larissa Manoela aparecendo na primeira posição como a celebridade mais influente para estes jovens.
Outros nomes coincidem com a lista geral de celebridades, mesmo que em posições diferentes: Érika Januza (2º lugar), Xuxa (3º lugar) e Lázaro Ramos (4º lugar). A dupla do sertanejo universitário, Jorge e Mateus, aparece em quinto lugar.
“Temos perfis diferentes, mas com algo em comum, já que são pessoas com engajamentos em causas sociais e ambientais, que ressoam muito com essa geração. Eles se tornam ícones porque representam as aspirações e valores dos jovens, conectando-se com seus seguidores por meio de criatividade, autenticidade e uma firme convicção em fazer a diferença no mundo”, completa Luciene.
O Estudo online quantitativo foi realizado com 2.500 entrevistas em todo território nacional, com amostra representativa das classes ABC, entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.
