Pesquisa
MARCAS NOVAS SE LIGAM À SUSTENTABILIDADE
Publicado emPesquisa da agência Auíri mostra empresas recém-chegadas ao mercado ao lado de tradicionais
A pesquisa ESG “O que Move o Consumo Sustentável no Brasil”, realizada pela agência Auíri, revela que marcas relativamente novas no mercado brasileiro, como BYD, Insider e Stanley, já figuram lado a lado com tradicionais referências de sustentabilidade como Natura e Ypê.
O reconhecimento também cresce principalmente em segmentos como beleza e cosméticos, alimentos, bebidas e moda, com lembrança espontânea de marcas como O Boticário, Do Bem, Crystal, Nestlé, Nike e Insider.
O estudo também constata que o público brasileiro está cada vez mais atento às ações concretas das marcas e às iniciativas que realmente entregam impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade.
Segundo o levantamento, a lembrança de marcas como BYD, Insider e Stanley é impulsionada por fatores como inovação nos produtos, uso de selos reconhecidos de energia limpa, materiais reciclados ou livre de testes em animais, além do compromisso com práticas transparentes.
“O consumidor brasileiro associa sustentabilidade a grandes marcas, mas exige autenticidade. O mercado não está monopolizado, pelo contrário, ele está aberto a novas propostas que comuniquem valores com clareza, entreguem qualidade e gerem impacto social e ambiental palpável”, explica Bettina Grajcer, que comanda a Auíri com a sócia Melissa Guerra.
Fundada por Bettina há 20 anos e desde 2021 parte da Holding Clube, a Auíri é uma consultoria de sustentabilidade com alma de comunicadora.
Auíri é uma expressão indígena que quer dizer algo como “tudo de bom para todos”. Em mais de 20 anos tem trabalhado com um time de especialistas em ESG, ambientalistas, experts culturais e gestores de impacto positivo.
Pioneira em Marketing de Causa no mercado brasileiro, Bettina tem colaborado com empresas como Ambev, Boticário e Eurofarma a gerarem um impacto real na vida das pessoas e, ao mesmo tempo, trazerem resultados para os negócios.
Para ela, a tecnologia e comunicação são grandes aliados na construção de um futuro melhor. “Acredito que atitudes e parcerias transformadoras podem melhorar a vida das pessoas e deixar um futuro melhor para todos”, diz.
Entre os segmentos analisados na pesquisa, os consumidores citaram espontaneamente empresas e produtos que se tornaram símbolos de consumo consciente.
Natura lidera a lembrança, seguida de O Boticário, Salon Line, Bioextratus, Inoar e Lola Cosméticos, no segmento de Beleza e Cosméticos, enquanto no setor de Limpeza e Higiene Ypê aparece como referência em biodegradabilidade e descarte com menor impacto.
Em Alimentos e bebidas, marcas como Do Bem, Crystal e Nestlé foram lembradas pela busca por embalagens recicláveis e menos conservantes, e em Moda e Lifestyle, Insider e Nike ganharam espaço por utilizarem materiais reciclados, enquanto Stanley virou símbolo de reutilização. No setor automotivo, a BYD desponta como ícone da inovação sustentável com os carros elétricos.