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O BARATO SAI CARO
Publicado emCampanha assinada por Postos Petrobrás alertam sobre perigo de combustível adulterado
Dirigida ao consumidor, campanha dos Postos Petrobras, marca da Vibra, criada pela Africa, alerta a população para preços de combustível muito abaixo da média.
Para mostrar que essa opção não representa economia, mas sim risco, a ação explica que propostas que aparentemente parecem vantajosas podem se tornar um grande problema.
A campanha integra o programa “De Olho no Combustível”, que certifica a procedência e qualidade dos combustíveis vendidos nos Postos Petrobras. Criado em 1996, funciona como um mecanismo de controle e transparência para que o consumidor possa abastecer com confiança em todo o país.
“Diferente de campanhas tradicionais, o foco está em alertar e prestar um serviço à sociedade. A ação vai contemplar diferentes mídias, em todas as plataformas, com atenção especial à cidade de São Paulo. Não existe milagre. O. Para a Vibra, distribuidora licenciada da marca Postos Petrobras, confiança é mais do que um atributo: é pilar estratégico da marca e ativo central de diferenciação”, diz Vanessa Gordilho, vice-presidente executiva Comercial Varejo da Vibra.
O programa “De Olho no Combustível’ combina laboratórios móveis, tecnologia de marcadores químicos, programa de cliente misterioso, ações de descaracterização com múltiplas auditorias e treinamentos para frentistas e gerentes, capacitando a rede a ser guardiã da qualidade.
De janeiro a setembro, os laboratórios percorreram mais de 900 mil km, o equivalente a 22 voltas na Terra, e realizaram mais de 7.400 visitas. A meta é ultrapassar 10 mil inspeções em 2025 e atingir 18,5 mil em 2026, ampliando capilaridade e cobertura nacional.
O filme da campanha aborda o tema de forma leve, utilizando animação e verdades incontestáveis para ilustrar as consequências de abastecer em postos com combustível adulterado.
A mensagem final, transmitida pelos mascotes da marca, os calangos Lu e Brás, reforça que os Postos Petrobras contam com um programa que garante a qualidade e a saúde do motor.
“A ideia foi dar vida ao que normalmente passa despercebido, o motor, a bomba de combustível, tudo o que faz o carro seguir em frente. Transformamos esses elementos em personagens e música para tratar um tema técnico de forma lúdica, reafirmando o compromisso da marca com a confiança”, explica Renato Broggin, co-COO da Africa Creative.
Com presença em meios online e offline, a campanha vai até dezembro e inclui ativação em TV aberta, TV Conectada e peças digitais de OOHs espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ação ainda terá jingle tocando nas rádios e Spotify, além de conteúdos específicos para as redes sociais.
Criação de Felipe Sanches e Diana Coutinho, com direção criativa de Pedro Mesquita e Caio Machado, direção executiva de Aaron Sutton e direção geral de Sergio Gordilho.
Produção do Zombie Studio, com direção de Daniel Salles e criação de Paulo Garcia. Animação de Rodrigo Souza, Lucas Barbosa, Rajeev Sharma, Jeffry Syahputra Wy, Daniyl, Pereluka, Fabio Pugliese e Airi Umezawa, com supervisão de Gustavo Figueiredo e Alex Ferreira Simões.
Áudio da S de Samba, com produção de Diego Guimaraes e Mateus Latge e direção musical de Jair Oliveira e Wilson Simoninha.
Aprovação de Vanessa Gordilho, Luiz Phillipe Steenhagen Blower, Paula Nunes e Denise Martins.