Rádio

BAND “PRÉ-INAUGURA” O TEATRO BACCARELLI

Publicado em

“Jornal Gente” da rádio faz primeira transmissão da obra do pioneiro teatro da favela

Edilson Venturelli e Pedro Campos

Em edição especial do “Jornal Gente”, a rádio Bandeirantes transmitiu o programa diretamente das obras do primeiro teatro em uma favela do Brasil.

O jornalista Pedro Campos, apresentador da atração, entrevistou o maestro e CEO do Instituto Baccarelli, Edilson Venturelli, no espaço inédito de Heliópolis, que deve ser inaugurado em novembro com capacidade para 553 pessoas.

Maior favela do país, com uma população de 220 mil habitantes, a favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, ganhou o Instituto em 1996, fundado pelo maestro Silvio Baccarelli.

Diante de um terrível incêndio que destruí grande parte da comunidade, o maestro disse que era preciso ir da indignação para a ação.

A história começou com o ensino de música para 36 crianças de Heliópolis para atender a missão de transformação e inclusão social por meio da educação.

Edilson Venturelli, que lidera o Instituto desde 1998, explicou a Pedro Campos que a ideia do teatro nasceu em 2005 e foi projetado para ser uma sala de concerto, com tratamento acústico que permite com som perfeito desde um solo de violão até a apresentação de uma orquestra sinfônica.

Aliás, a sinfônica de Heliópolis, que surgiu como um sonho com 36 alunos, foi oficializada em 2004 e hoje conta com 68 músicos.

Seu patrono é o maestro indiano Zubin Mehta e tem direção artística e regência titular de Isaac Karabtchevsky, além de Venturelli com regente adjunto e Paulo Galvão como regente assistente.

A Sinfônica de Heliópolis, que foi uma das atrações do The Town 2025, já se apresentou no Criança Esperança e realizou concerto com importante artistas nacionais e internacionais, como Zizi Possi, Edu Lobo, Beth Carvalho, Simoninha, Péricles, Mano Brown e Faith No More.