Podcast
O ESPORTE E SEU PODER TRANSFORMADOR
Publicado emMestre de jiu-jitsu Luciano Nucci explica no podcast “Geração Papo Reto”
Conhecido como “Casquinha”, Luciano Nucci, ou “Casquinha” no mundo da arte japonesa, é o entrevistado da edição da semana do podcast “Geração Papo Reto – Vida Real”, comandado pelos apresentadores David Bayia e Renatur.
No programa ele conta como as artes marciais transformam crianças, adolescentes e famílias. Conforme ele disse, mais do que luta, é sobre disciplina, resiliência e o poder de educar pelo exemplo.
“Casquinha” é faixa preta formado por Ryan Gracie e uma das figuras mais respeitadas do cenário nacional. O apelido nasceu em Ubatuba, onde surfava desde jovem, por estar sempre descascando de sol.
Com mais de 30 anos de dedicação ao jiu-jitsu, Casquinha construiu sua trajetória como competidor e, principalmente, como professor.
Foi peça importante da equipe Ryan Gracie em São Paulo e, depois, integrou a Alliance Mooca, onde ajudou a formar grandes atletas como Dimitrius Souza, Marcus Vinícius Ribeiro, André Góis e Emilly Alves Vasconcelos.
Entre seus títulos, estão conquistas no Campeonato Brasileiro, no International Masters & Seniors da IBJJF e diversos pódios nas categorias master e adultos, consolidando-se como referência dentro e fora do tatame.
Seu legado está em usar o jiu-jitsu como ferramenta de transformação pessoal: disciplina, resiliência, respeito e caráter. Atuando com crianças, adolescentes e adultos, “Casquinha” mostra que a arte suave vai além da luta, tornando-se um caminho para fortalecer famílias, formar cidadãos e mudar destinos.
Hoje, além de mestre e mentor, compartilha seus aprendizados em competições, palestras e redes sociais, levando adiante a missão de provar que o jiu-jitsu é, acima de tudo, vida real.
O papel do “Geração” é usar histórias reais como fonte de conhecimento coletivo para jovens, pais e famílias. Este episódio revela como esporte e presença podem moldar caráter e salvar destinos.
No episódio “Casquinha” conta que disciplina e respeito são mais importantes do que medalhas. Também fala sobre as marcas da pandemia nas crianças e o papel do esporte na recuperação e do risco das telas e o desafio da geração digital.
Criado por Kahuê Campion Rozzi, também diretor de cena, o projeto apresenta histórias reais que ajudam famílias a refletirem sobre saúde mental, autoconhecimento, relações e desafios da vida adulta e juvenil.
O podcast, produzido pela SimonSays Filmes, também está disponível no Spotify, Amazon Music e Apple, além do YouTube.