Produtoras
PRODUTORES LANÇAM A BOTO ÁUDIO
Publicado emPaulo Calia e Concreto Neves apresentam nova empresa com foco em IA e curadoria musical
Uma parceria criativa entre IA e curadoria musical no mercado publicitário é a proposta da boto áudio, nova produtora de Paulo Calia e Concreto Neves.
Paulo Calia deixa a YB Music após 24 anos na empresa, e Concreto Neves, músico e produtor, é ex-sócio do coletivo I Hate Flash. Calia também foi diretor musical na DPZ.
O foco do trabalho é utilizar pesquisa em inteligência artificial para ampliar o potencial criativo do áudio na comunicação.
O nome boto reflete essa filosofia. É um o animal que usa inteligentemente o som para navegar, se orientar e se comunicar, com história enraizada no imaginário brasileiro.
“Não queremos ser uma empresa iterando prompts de text-to-music. O hype não nos interessa”, afirma Concreto Neves.
Para a dupla, a inteligência artificial deve amplificar processos criativos, não substituir a criação humana.
“Estamos propondo parceria criativa com agências, criativos e marcas. IA entra como ferramenta de pesquisa, brainstorming, teste e validação com uma agilidade que seria impensável há alguns anos. Vivemos um momento em que a novidade não é apenas a IA em si, mas um enorme crossover de referências e linguagens musicais chegando por todos os canais”, explica Calia.
Concreto Neves traz formação erudita em fagote e experiência em áudio branding para marcas como Natura, FARM e Olympikus, além de pesquisas estéticas que se desdobram em remixes e mashups. Sua abordagem mescla tecnologia e música orgânica, buscando integrar ferramentas digitais aos processos criativos tradicionais.
Paulo Calia participou da construção da YB Music ao longo de 24 anos como produtora e selo musical, acumulando experiência em licenciamentos de artistas do selo e em trilhas originais para marcas como Nike, Adidas, Apple, Natura, COB Olimpíadas Rio 2016, The Sims, Resso, alem de filmes e séries. Sua trajetória oferece visão estratégica e conhecimento profundo tanto do ecossistema musical quanto do mercado publicitário brasileiro.
A estrutura da boto conta com uma network de produtores, compositores, DJs e sound artists com pesquisas sonoras diversas, do techno aos processos eletrônicos na música regional brasileira, incluindo nomes como Chico Correa (PB), Craca Beat (SP), EVEHIVE (RJ), Larissa Confroto (RJ) e Bout (RJ). Concreto Neves vai operar baseado no Rio de Janeiro, com grandes entradas por toda a cena local.
“O que queremos é pesquisar por exemplo como técnicas de modelagem generativa baseadas em sistemas open source, como RAVE e DDSP, podem se juntar ao processo criativo tendo a criação humana como centro”, diz Concreto.
“Não viemos surfar uma onda. Viemos ajudar na construção de um novo oceano que amplia o espaço criativo junto com artistas, desenvolvendo sonoridades que respeitam a cultura musical e podem se tornar patrimônio vivo das marcas”, completa.
