Entidades

  LUIZ LARA PREPARA SUCESSÃO NO CENP

Publicado em

Presidente indica Melissa Vogel que seria primeira mulher a comandar a entidade

Melissa Vogel e Luiz Lara: momento decisivo

O Conselho Superior do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário decidirá se aprova Melissa Vogel, ex-presidente da Kantar Ibope Media e do IAB Brasil, como primeira mulher a comandar a entidade.

Seu nome é indicação do atual presidente do Cenp, Luiz Lara, reeleito para o cargo em fevereiro de 2024 e que deixará o cargo em março do próximo ano.

Melissa é uma das maiores referências em inteligência de dados do país, executiva com sólida experiência na indústria de publicidade, mídia, pesquisa e inteligência de mercado.

Ela deixou a Kantar em maio do ano passado depois de 28 anos no instituto, onde chegou como assistente de Operações em janeiro de 1996 e exercia o cargo de CEO desde agosto de 2017.Após uma pausa na carreira, vem atuando como consultora, conselheira e palestrante desde o último mês de abril.

Os dois mandatos de Luiz Lara foram marcados por transformações estruturais que reposicionaram o Cenp como agente central no ecossistema da publicidade brasileira.

Sua liderança levou à revisão do estatuto da entidade e à criação de um Conselho Superior plural, que reúne representantes de agências, anunciantes, veículos e elos digitais de forma equitativa, em uma governança mais representativa.

Essa reconfiguração institucional viabilizou a retomada de parcerias estratégicas, como a reintegração, em 2022, do IAB Brasil, então presidido por Melissa Vogel e, em 2023, da Associação Brasileira dos Anunciantes), entidades que haviam deixado o Cenp nos anos anteriores.

No exercício do cargo, Lara deu prioridade a temas como relações sustentáveis entre os agentes do ecossistema, discussões que culminaram no Pacto Cenp, lançado em dezembro de 2024.

A indicação de Melissa à presidência do Cenp, segundo ele, está diretamente relacionada a essa nova forma de enxergar o mercado publicitário brasileiro.

“Melissa construiu uma carreira consistente na liderança de projetos voltados à inteligência de dados e métricas, áreas fundamentais para compreender os novos formatos de negócios e as mudanças no comportamento de consumo de mídia”, afirma Lara.

“Tenho acompanhado de perto o trabalho de fortalecimento do Cenp e estou muito animada com os desafios que virão. A entidade vive um momento decisivo e será uma honra dar continuidade ao trabalho de transformação conduzido por Luiz Lara”, diz Melissa.