Games

TESTE VOCACIONAL NO ROBLOX

Publicado em

Governo de Minas Gerais lança projeto para ajudar jovens a escolherem sua profissão

O Governo de Minas Gerais lança um projeto inédito na educação brasileira com o lançamento do “Descobridor de Trilhas”, o primeiro teste vocacional gamificado do mundo dentro do Roblox, plataforma que reúne milhões de jovens no metaverso.

Atualmente, muitos estudantes enfrentam dificuldades na hora de escolher o curso certo, o que contribui para a evasão escolar.

No país, 1 em cada 7 jovens de 18 a 24 anos está desempregado (14,9%), mais que o dobro da média nacional. Entre adolescentes de 14 a 17 anos, a taxa chega a 26,4%, segundo o IBGE (2025).

A iniciativa integra o programa “Trilhas de Futuro”, criado há 6 anos para ampliar o acesso à formação técnica gratuita em todo o estado.

Desde então, já beneficiou mais de 100 mil jovens mineiros, cobrindo não só o curso, mas também transporte e alimentação, gerando também resultados expressivos em empregabilidade.

Criada pela agência Cálix, o projeto dentro do jogo Roblox faz com que a escolha profissional se transforme em uma experiência divertida, interativa e segura.

O jovem tem a oportunidade de explorar diferentes carreiras, conversar com avatares de profissões e realizar missões que simulam situações de trabalho.

Ao final, recebe sugestões de cursos técnicos adequados ao seu perfil. Para tornar a jornada ainda mais atrativa, cada participante também ganha skins temáticas que representam profissões.

“O grande salto é levar uma política pública para o mesmo espaço onde os jovens já estão”, diz Marcello Lopes, CEO da CLX, agência responsável pelo projeto.

“Quando o jogo vira ferramenta de descoberta, a cultura gamer se conecta com a vocação de cada estudante”, afirma o diretor de criação, Marcus Valls.

“Não basta falar com a juventude. É preciso criar experiências que transformem sua vida e preparem Minas para o futuro”, explica o Secretário de Estado de Comunicação Social do Governo de Minas, Bernardo Assis.

Com veiculação nacional e regional, a campanha é composta por TV, internet, mídia exterior, redes sociais, streaming, cinema e rádio.

Com o lançamento, Minas Gerais reforça seu protagonismo em inovação educacional e políticas públicas. Ao levar o programa para o ambiente digital onde os jovens já estão, o governo se aproxima ainda mais de sua realidade e oferece ferramentas concretas para que cada estudante possa “virar o jogo” contra o desemprego.

Criação de André Barreiros, João Amador, João Paulo Oliveira, Marcus Valls, Marco Gaspar e Rafael Arnoldo.

Produção da Costa Alanis, com direção de Luis Barbosa. Áudio da Sagaz Sound Design, com direção musical de Moisés Souto.

Aprovação de Bernardo Assis, Liliane Lima, Gabriel Brant, Lorena Cristina Aparecida dos Reis, André Henrique Marques da Silva, Lucia Saito, Felipe Moreira e Eric da Silva.