Mercado

PITTACO ANUNCIA NOVIDADES PARA 2026

Publicado em

Consultoria com foco no empreendedor negro amplia atuação com investimento do Shark Tank Brasil

Cáren: empoderamento e liderança (foto de Laila Andrade)

Em outubro de 2024, Cáren Cruz conseguiu no Shark Tank Brasil um aporte de R$ 500 mil, divididos entre as investidoras Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, que adquiriram 45% de participação na Pittaco Comunicação.

O investimento atende à tendência de que empreendedores têm recorrido à consultoria como ferramenta de posicionamento competitivo, diferenciação e gestão de reputação.

Dos 90 milhões empreendedores brasileiros, pessoas negras representam 52% de donos de negócios, embora ainda faltem soluções que considerem referências estéticas, culturais e técnicas alinhadas à realidade desse público.

A Pittaco Consultoria, fundada em 2009 e liderada pela relações-públicas Cáren Cruz, investe em reposicionar a imagem como ferramenta de poder econômico e autorreferência.

A CEO da Pittaco Consultoria é uma das empresárias que investiu, ainda em 2009, na visibilidade, acesso democratizado e comunicação estratégica focada no empoderamento da estética preta.

Sua atuação já alcançou marcas como Itaú Mulher Empreendedora, CAIXA, Fábrica Cultural, Salvador Shopping, TVE, Governo da Bahia e Sebrae.

“A Pittaco é mais do que uma consultoria. É um portal de conteúdo para autoconhecimento, empoderamento e liderança, dedicado a mudar a narrativa em torno da imagem das pessoas negras no cenário empresarial. Nossa missão é proporcionar a essas pessoas as ferramentas para construir uma imagem que seja tão grandiosa quanto suas aspirações e tão impactante quanto suas ideias potentes no mundo”, explica Cáren. 

Com serviços que comportam mentorias coletivas, cursos e desenvolvimento de produtos para pequenas e grandes marcas, a consultoria passou a operar com um ecossistema amplo e nacional.

Cáren planeja mais uma novidade para 2026, com o lançamento do APP Pittaco, que utiliza de Inteligência Artificial para reconhecimento imagético e automação, à fim de apoiar a rotina visual de empreendedores e empreendedoras negras. 

Com um time de seis colaboradores nas áreas de comunicação e tecnologia, a Pittaco conta com um corpo societário que inclui Vitta Régis, diretor de operações, e as investidoras Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, que passaram a integrar a empresa após a participação de Cáren Cruz na 9º edição do Shark Tank Brasil. 

A trajetória da relações-públicas, antes da fundação da Pittaco, foi marcada por vivências que consolidaram, desde cedo, a imagem como uma linguagem de identidade e estratégia. Em 2009, ao assumir o cargo de Assessora de Comunicação na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Cáren chegou à liderar projetos que conciliavam criatividade e impacto social, refinando o papel da comunicação como ferramenta de transformação coletiva.

Nesse mesmo período, o uso da imagem como forma de empoderamento, frente ao racismo estrutural, passou a ganhar contornos profissionais.

A Pittaco, que surgiu como um blog de moda e expressão pessoal, logo evoluiu para uma plataforma de escuta e trocas entre o público negro. A demanda crescente por serviços voltados à estética preta impulsionou a transição para a consultoria estruturada, focada no empoderamento imagético. 

Com presença crescente em Salvador, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, a empresa se prepara para novos ciclos de expansão nacional e internacional, com foco em formação, tecnologia e impacto social.

Cáren Cruz é Comunicóloga, especializada em Relações Públicas e Marketing e possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Políticas Públicas. Como Palestrante, Mentora de Negócios e Consultora de Imagem Identitária, que foge dos moldes tradicionais da consultoria de imagem, Cáren se destaca como especialista em pele negra.