Mercado
PITTACO ANUNCIA NOVIDADES PARA 2026
Publicado emConsultoria com foco no empreendedor negro amplia atuação com investimento do Shark Tank Brasil
Em outubro de 2024, Cáren Cruz conseguiu no Shark Tank Brasil um aporte de R$ 500 mil, divididos entre as investidoras Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, que adquiriram 45% de participação na Pittaco Comunicação.
O investimento atende à tendência de que empreendedores têm recorrido à consultoria como ferramenta de posicionamento competitivo, diferenciação e gestão de reputação.
Dos 90 milhões empreendedores brasileiros, pessoas negras representam 52% de donos de negócios, embora ainda faltem soluções que considerem referências estéticas, culturais e técnicas alinhadas à realidade desse público.
A Pittaco Consultoria, fundada em 2009 e liderada pela relações-públicas Cáren Cruz, investe em reposicionar a imagem como ferramenta de poder econômico e autorreferência.
A CEO da Pittaco Consultoria é uma das empresárias que investiu, ainda em 2009, na visibilidade, acesso democratizado e comunicação estratégica focada no empoderamento da estética preta.
Sua atuação já alcançou marcas como Itaú Mulher Empreendedora, CAIXA, Fábrica Cultural, Salvador Shopping, TVE, Governo da Bahia e Sebrae.
“A Pittaco é mais do que uma consultoria. É um portal de conteúdo para autoconhecimento, empoderamento e liderança, dedicado a mudar a narrativa em torno da imagem das pessoas negras no cenário empresarial. Nossa missão é proporcionar a essas pessoas as ferramentas para construir uma imagem que seja tão grandiosa quanto suas aspirações e tão impactante quanto suas ideias potentes no mundo”, explica Cáren.
Com serviços que comportam mentorias coletivas, cursos e desenvolvimento de produtos para pequenas e grandes marcas, a consultoria passou a operar com um ecossistema amplo e nacional.
Cáren planeja mais uma novidade para 2026, com o lançamento do APP Pittaco, que utiliza de Inteligência Artificial para reconhecimento imagético e automação, à fim de apoiar a rotina visual de empreendedores e empreendedoras negras.
Com um time de seis colaboradores nas áreas de comunicação e tecnologia, a Pittaco conta com um corpo societário que inclui Vitta Régis, diretor de operações, e as investidoras Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa, que passaram a integrar a empresa após a participação de Cáren Cruz na 9º edição do Shark Tank Brasil.
A trajetória da relações-públicas, antes da fundação da Pittaco, foi marcada por vivências que consolidaram, desde cedo, a imagem como uma linguagem de identidade e estratégia. Em 2009, ao assumir o cargo de Assessora de Comunicação na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Cáren chegou à liderar projetos que conciliavam criatividade e impacto social, refinando o papel da comunicação como ferramenta de transformação coletiva.
Nesse mesmo período, o uso da imagem como forma de empoderamento, frente ao racismo estrutural, passou a ganhar contornos profissionais.
A Pittaco, que surgiu como um blog de moda e expressão pessoal, logo evoluiu para uma plataforma de escuta e trocas entre o público negro. A demanda crescente por serviços voltados à estética preta impulsionou a transição para a consultoria estruturada, focada no empoderamento imagético.
Com presença crescente em Salvador, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro, a empresa se prepara para novos ciclos de expansão nacional e internacional, com foco em formação, tecnologia e impacto social.
Cáren Cruz é Comunicóloga, especializada em Relações Públicas e Marketing e possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Políticas Públicas. Como Palestrante, Mentora de Negócios e Consultora de Imagem Identitária, que foge dos moldes tradicionais da consultoria de imagem, Cáren se destaca como especialista em pele negra.