Livros

CRIATIVO LANÇA “HUM” EM SÃO PAULO

Publicado em

Menor cidade do mundo, na Croácia, é o tema de livro-conto de Samir Mesquita

Samir Mesquita

Ex-diretor de Criação Executivo da Ogilvy, com passagens também pelas agências Africa, DM9, Y&R, Publicis, DraftFCB e Publicis em Portugal, Loducca, Famiglia e Leo Burnett, Samir Mesquita lança em São Paulo na próxima segunda-feira (11) seu livro-conto “Hum”, da Quelônio Editora.

Paranaense de Curitiba, Samir é formado em Comunicação e pós-graduado em Literatura, Artes e Filosofia. Autor também dos livros de microcontos “Dois Palitos” e “18:30” e do e-book “Clichê” volta à literatura com “Hum”.

Reconhecida como a menor cidade do mundo, com 28 habitantes, “Hum” foi construída como um castelo medieval e seu desenvolvimento urbano, na época, se deu apenas dentro de seus muros. A cidade inteira pode ser conhecida em apenas 45 minutos. Tem apenas duas ruas e duas igrejas do século XII, de São Jerónimo e São Tiago.

Quando o livro foi escrito, o primeiro texto tem 13 anos, viviam ali pouco mais de vinte habitantes, entre eles, apenas uma criança, Karlo, chamado de “Príncipe de Hum” pelos moradores, que vivia em busca do pai desaparecido na guerra.

Sua mãe diz que ele se foi com os combatentes, Karlo deseja que a
guerra recomece para que traga o pai de volta. O projeto gráfico traz ilustrações também do autor, criadas com pedras, como se fossem pincéis”.

Em relatos conduzidos por diferentes narradores, autor produz uma narrativa sobre a ausência, memória e os muros que erguemos ao redor das nossas dores.

Sob a capa áspera, impressa sobre lixa, Hum é um convite ao leitor a atravessar os muros desta pequena cidade que recebe com hospitalidade os poucos turistas que a procuram, mas que em certa altura é também visitada pela guerra.

O lançamento acontece no bar Balcão, na rua Melo Alves, 150, Cerqueira César, a partir das 19 horas.