Produtoras

BALMA FILMES INAUGURA “PROJETOS ESPECIAIS” 

Publicado em

Produtora que conquistou dois Leões no Cannes Lions 2025 investe em projetos socioculturais

Thiago Balma

A nova área de Projeto Especiais da Balma Films, produtora do Boiler Hub, é inaugurada com dois Leões conquistados na edição 2025 do festival de Cannes, além de três short lists.

Criada para dar forma a iniciativas ousadas e criativas em produções inovadoras e impactantes, o núcleo nasce com a liberdade para explorar novas abordagens e atender às demandas cada vez mais híbridas do mercado. 

Com essa nova frente, a Balma amplia sua atuação e fortalece seu posicionamento como parceira estratégica para a realização de projetos “desformatados’, fora do lugar comum, integrados e personalizados para cada desafio específico.

“Unindo inteligência de produção com uma curadoria cuidadosa de talentos, a área nasce com o desafio de reinventar a forma como criamos, rompendo com modelos prontos. Nosso objetivo é entregar projetos de altíssima qualidade, e com relevância sociocultural, construindo parcerias com agências e marcas que compartilham dessa mesma visão “, diz Thiago Balma, fundador e diretor executivo da produtora.

Entre os primeiros trabalhos que integram o portfólio da área, destaca-se o documentário Gavião Kyikatejê”, que conquistou dois Leões no Cannes Lions 2025, sendo 1 de Ouro na categoria Entertainment for Sports em Film, Audio e Series, e 1 de Prata na categoria Diversidade e Inclusão. 

Cocriado e dirigido por Luiz Whately, o filme retrata a trajetória do primeiro time indígena de futebol brasileiro. Filmado em 16mm no estado do Pará, o projeto teve estreia em rede nacional e contou com uma estratégia de PR que contribuiu diretamente para que o time conquistasse seus primeiros patrocínios. A campanha foi lançada em rede nacional em 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

Outra produção dessa área, é o vídeo promocional do longa-metragem dirigido por Chica Andrade, “House of Hilton”, peça fundamental no processo de captação de recursos para o filme que narra a trajetória política e pessoal da deputada Erika Hilton, uma das figuras mais relevantes da política contemporânea brasileira e símbolo da luta por direitos humanos e diversidade.

Entre os projetos em desenvolvimento estão, uma nova série documental de oito episódios sobre os povos originários, Intitulada “Gavião”, a série está em fase de captação e será produzida em coprodução com a Boiler Entretenimento. 

Outro lançamento previsto para ano 2026, é um curta-metragem ainda em fase de captação, criado e dirigido por Chica Andrade sobre a figura histórica de Xica Manicongo, trazida da África ao Brasil no século XVI, desafiou os padrões de gênero da época ao se recusar a usar roupas e nomes masculinos. É considerada a primeira travesti registrada na história do Brasil e símbolo de identidade e orgulho para a comunidade LGBTQIAPN+.