Datas

SAÚDE ALERTA NO JULHO AMARELO

Publicado em

Campanha sobre Hepatite incentiva o teste para prevenir consequências graves

Criada pela agência Nova, campanha do Ministério da Saúde visa conscientizar a população sobre o perigo das hepatites virais no Julho Amarelo.

Com o conceito “Um teste pode mudar tudo”,  a ação nacional alerta para a importância da testagem, da vacinação e do tratamento gratuito oferecido pelo SUS, reforçando o papel do diagnóstico precoce como ferramenta essencial para salvar vidas. 

Silenciosas e muitas vezes assintomáticas, as hepatites virais podem evoluir por anos e causar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.

O “Julho Amarelo” foi instituído no Brasil pela lei pela Lei nº 13.802 de 2919 e coincide com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Desenvolvida especialmente para o ambiente digital, a campanha nos vídeos “Nome do Crush” (assista abaixo), “Faça o Teste” e “Pra Ficar Tranquilo“, além de uma série em videocast com três episódios apresentados pelo médico e comunicador Dr. Fred Nicácio.

Os episódios contam com a participação do especialista Dr. Paulo Abrão e de pessoas que convivem ou conviveram com hepatites virais, compartilhando experiências reais e reforçando a mensagem de prevenção. 

“Nossa ideia é sensibilizar a população para a importância de um gesto simples, como um teste, e que pode salvar a vida de muitas pessoas. Além disso, com os videocasts queremos levar informação de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites”, diz Dráurio Barreira , diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A estratégia de mídia contempla também OOH, digital e rádios comunitárias em diferentes regiões do país.

Criação de Juliana Lustosa e Diego Pizzini, Head of Art Luiz Guilherme Rodrigues de Lima, direção criativa de Paulo Lima e direção geral de Thomaz Munster.

Produção da Fragata Filmes, com direção de Og Marcelo da Silva Cruz, fotografia de Geronimo Lessa e produção executiva de Liliane Eggert. Áudio do Estúdio Muzak, com direção musical de Ed Staudinger.

Aprovação de Camila Rabelo, Poliana Oliveira, Kamila Mota, NMathlaia Gardini, Kelly Feitosa, Rafael Saiki e Luana Chaves.