Mercado
AGÊNCIA REGISTRA MARCA E VIRA 1818 F/NAZCA
Publicado emPublicitário homenageia legado criativo, lança agência e se espelha em ideias premiadas
Admirador do trabalho da F/Nazca, João Batista Camargo, o Jota, que fundou a sua 1818 Newton em 2022, conseguiu registrar a marca e mudou o nome da sua agência.
Em outubro de 2023, após verificar que a marca F/Nazca S&S Publicidade Ltda estava em situação de “arquivada”, entrou com pedido de registro no INPI em seu nome, que lhe foi concedido pelo órgão em abril deste 2025.
Com isso, passou a utilizar a marca 1818 F/Nazca, com o numero que cabalísticamente representa novos começos, prosperidade e abundância.
“Não somos a antiga F/Nazca. Não tentamos ser. Mas reverenciamos o que ela representou levamos adiante o desejo de provocar, de emocionar e de construir ideias relevantes”, diz Jota.
Com a nova denominação, continua o trabalho da 1818 Newton, que segundo ele foi a materialização de tudo aquilo em que acredita, ou seja, uma consultoria que atua com design estratégico, inovação e ciência do comportamento.
A F/Nazca Saatchi & Saatchi, fundada por Fábio Fernandes, Ivan Marques e Loy Barjas, foi uma das agências mais premiadas do país em festivais nacionais e internacionais entre 1994 e 2017, quando foi adquirida pelo grupo Publicis, que a desativou dois anos depois.
Entre suas campanhas mais premiadas destacam-se o lançamento do conceito “Desce Redondo”, para a cerveja Skol, os filmes com a tartaruga da Brahma e as formiguinhas da Philco, entre outras.
O prêmio mais relevante foi o inédito e até hoje único Grand Prix de Filmes do Cannes Lions, conquistado pelo filme “100”, criado para a Leica Gallery São Paulo, em 2015.
O filme homenageia a fotografia e celebra algumas das imagens mais importantes dos últimos 100 anos. Além do Grand Prix, a peça também ganhou um Leão de Ouro na categoria Film Craft.
Em sua trajetória, a agência criou trabalhos importantes também para marcas como Unibanco, Unimed, Sadia, Trident, O Boticário, Ceval, Jonhson & Jonhson, Banco Nacional, Procter & Gamble, Nike, Alpargatas, Embratel, Toyota, Honda, Shell, Trident, Banco Excel e Sagatiba.
Formado em Design de Hipermídia pela Anhembi Morumbi, Jota também cursou Disruptive Strategy na Harvard Businees School, e Neurociência na PUC RS e na New York University.
“Trabalho com publicidade há muito tempo, mas nos últimos 12 anos minha trajetória foi cada vez mais voltada para o universo da tecnologia, principalmente dentro de grandes empresas, com foco em UX, User Experience, estratégia e transformação digital”, explica Jota.
“Fundei a 1818 Newton como uma consultoria criada para ajudar empresas a se digitalizarem com mais propósito. Hoje, a 1818 F/Nazca une estratégia, criatividade e tecnologia para resolver problemas de verdade e entregar valor com consistência. Nosso diferencial está na forma como cruzamos comportamento, dados e cultura para criar experiências que funcionam de ponta a ponta”, completa.
Entre os cases realizados, destaca um trabalho para Volkswagen, com desafio de impulsionar o programa de carro por assinatura do Nivus.
“A meta era atingir 150 assinaturas através de uma campanha digital. Mas não bastava comunicar,era preciso converter. A gente entrou com o que faz parte do nosso DNA, ou seja, clusterização comportamental baseada em dados reais e jornadas digitais, criação de campanhas hiperpersonalizadas, com linguagem, proposta de valor e criativos adaptados para cada perfil de cliente, Como resultado tivemos 250 assinaturas concluídas, superando em mais de 60% a meta inicial e mais de R$ 30 milhões em valor gerado em apenas três dias”, afirma.