Cannes 2025

ICARO DORIA DEIXA A DM9

Publicado em

Agência demite o criativo após polêmica com o Grand Prix em Cannes para a Consul

Icaro Doria

Pode ser uma tentativa de manter o cliente. Envolvida num dos casos mais gritantes de peça fantasma premiada, a DM9 decidiu desligar o copresidente e CCO Icaro Doria, conforme adiantou nesta manhã (26) o Meio & Mensagem.

Mas afinal, quem aprovou o case da Consul “Consumo Eficiente de Energia”? A empresa não viu? Os responsáveis pela Criação não avisaram Doria de que o trabalho incluía Inteligência Artificial para modificar datas e depoimentos?

Numa primeira nota oficial a DM9 isentou a Consul e afirmou que Doria assumia inteira responsabilidade pelo case.

Segundo o M&M, o board da DM9, liderado por Pipo Calazans, copresidente e CEO, e Thomas Tagliaferro, copresidente e COO, decidiu desligar da agência o copresidente e CCO Icaro Doria.

Durante o festival, Icaro Doria precisou deixar o Cannes Lions por um problema de saúde na família e ainda não se manifestou sobre o caso.

O troféu do Grand Prix, registrado em fotos, foi recebido por Calazans, a vice-presidente de Criação da agência, Laura Esteves, e a Head de Branding e Comunicação da Whirlpool, Bertha Fernandes Kowalczyk.

A organização do festival ainda não revelou o resultado de investigação iniciada com denúncias de manipulação de dados, datas e depoimentos.

Uma das envolvidas, a CNN Brasil pediu formalmente à agência a retirada do videocase das plataformas de Internet.

Icaro Doria chegou à DM9 em junho de 2022, quando foi anunciada a retomada da marca DM9 no Brasil, pela rede DDB, do grupo Omnicom.

Entre 2015 a 2022, Icaro ocupou cargos de liderança criativa e na DDB Nova York, Arnold Worldwide, Havas Health & You e Hill Holliday, de Boston.

Ele também fez parte do grupo que lançou a Wieden + Kennedy em São Paulo e atuou ainda nas agências Saatchi & Saatchi Nova York, Y&R e Goodby, Silverstein & Partners.

A seguir a nota oficial da DM9 que não apresenta qualquer explicação sobre a produção do case:

“A DM9 informa que Icaro Doria deixa a posição de CCO (Chief Creative Officer) e copresidente da agência. A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro. A agência agradece a contribuição de Icaro neste período de reconstrução da marca e deseja sucesso em seus projetos futuros. Um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve”.