Cannes 2025

DM9 SE DESCULPA POR CASE DA CONSUL

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Pipo Calazans, copresidente da agência isenta cliente e Icaro Doria assume responsabilidade

Pipo: Consul não teve relação com falhas

Inicialmente pedindo desculpas por falhas na produção e envio do videocase “Consumo Eficiente de Energia” criado para a Consul e premiado com Grand Prix de Creative Data, o copresidente da DM9, Pipo Calazans afirma que a agência apurou os fatos com transparência e responsabilidade.

Sob investigação da organização do Cannes Lions, o trabalho foi elaborado com interferências de Inteligência Artificial em reportagem antiga da CNN e em discurso da senadora norte-americana Andrea Salvador.

“Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas”, diz Pipo em comunicado da DM9..

“A Consul não teve qualquer relação com as falhas, além dos demais envolvidos. Icaro Doria, como Copresidente e CCO, assume total responsabilidade pelo fato”, afirmou. 

Pipo também esclareceu que a DM9 está tomando as medidas necessárias e proporcionais, entre elas o aprimoramento das suas rotinas, o reforço da segurança nos processos da agência e o fortalecimento das diretrizes do Código de Conduta da agência que, segundo ele, orienta comportamentos em diversas frentes e expressa compromisso com os mais elevados padrões éticos.

“Além disso, vamos instituir um Comitê de Ética em Inteligência Artificial, com a participação de membros externos e independentes de diferentes segmentos, para estabelecer diretrizes, promover debates e fomentar o uso responsável dessa tecnologia. Queremos ampliar ainda mais as discussões com todos os agentes do setor, contribuindo para que o uso da IA esteja sempre alinhado aos princípios da verdade, do respeito e dos direitos de imagem”, explicou.

“Para nós, este episódio reforça não apenas a importância de aprofundar a discussão sobre a aplicação de novas tecnologias, como o uso de IA na indústria publicitária, mas, sobretudo, reafirma nossa convicção de que o sucesso não é apenas resultado de talento e criatividade, mas também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos, com um sólido compromisso com a ética e a integridade. Valores inegociáveis para mim e para centenas de pessoas da DM9”, finalizou.