Cannes 2025

MAIS GP, UM TITANIUM E UMA POLÊMICA

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Almap emplaca “Caramelo”, Droga5 leva Grand Prix e DM9 com Consul sob suspeita e investigação

Em meio às comemorações da conquista do Grand Prix em Sustainable Development Goals para “The Amazon Greenventory” da Natura criado pela Africa, e o reconhecimento do GP em Media para a Droga5 por “’Dove Real Beauty redefined for the AI era” para Dove, o Brasil em Cannes enfrenta uma suspeita.

A Almap BBDO, por sua vez, ganhou o inédito The Dan Wieden Titanium no Cannes Lions de 2025, com “Caramelo”, para Pedigree, primeiro brasileiro e também da agência.

“Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, foi tema da coluna da jornalista Josette Goulart, do UOL, na quinta-feira (19), numa referência aos trabalhos “fantasmas” que conquistam Leões em Cannes.

O case, sob investigação da organização do festival, informo o “Advertising Age”, relata uma ação da empresa do grupo Whirlpool para beneficiar consumidores de baixa renda, incentivando a substituição de eletrodomésticos antigos por outros novos, fazendo o pagamento dos produtos por valores que economizariam em suas contas de luz.

Com ele a DM9 conquistou Grand Prix em Creative Data. Ocorre que a apresentação do trabalho contém vídeos antigos da apresentadora Glória Vanique da CNN, que deixou a emissora em 2022, com o tema “Aumenta procura por eletrodomésticos mais econômicos”, e da senadora norte-americana Andrea Salvador, sobre os altos custos de energia para as famílias nos Estados Unidos, ao contrário do que aparece no videocase com a voz da parlamentar citando a cidade de São Paulo.

Em nota, a Consul diz que a responsabilidade pela inscrição do case é da DM9. A agência, por sua vez, até agora não apresentou uma explicação.

Assim como parece improvável que a agência tenha inscrito o trabalho sem tê-lo apresentado e obtido autorização do anunciante, também parece improvável que a agência tenha uma explicação plausível para o mesmo.