Agências
A FORÇA DO “W” NA PROPAGANDA
Publicado emFilme tributo da WMcCann celebra o criativo que mudou a forma da publicidade
O. É um símbolo que atravessa gerações e se confunde com a história da propaganda no Brasil.
Primeiro brasileiro a conquistar um Leão de ouro em Cannes, Washington Olivetto é homenageado neste ano no Cannes Lions e também pela WMcCANN, que surgiu a partir de projeto de fusão em 2010.
A agência criou um filme-tributo exaltando o publicitário que mudou para sempre a forma de comunicar, criar e emocionar. Um gesto de reverência a quem transformou ideias em cultura e palavras em patrimônio da criatividade mundial.
O filme “W” da WMcCANN é o “W” “de de Washington Olivetto” parte de um conceito simples e poderoso: a letra “W”. Inspirada na marca registrada de Olivetto, tanto no nome quanto na história da propaganda, a produção explora palavras com “W”, como work, wit, wonder, write, que traduzem a influência do publicitário em agências, campanhas e até décadas, se transformando em um ícone.
A homenagem reconhece a influência que Olivetto exerceu sobre a forma de pensar a comunicação no Brasil e no mundo e é uma continuidade da homenagem que a agência realizou em 2024, quando o publicitário faleceu.
Na ocasião, a WMcCANN trouxe a frase “Se você parar para pensar, o nome de todas as agências deveria começar com W”, incentivando um movimento onde diversas agências incorporaram a letra W em seus nomes.
“Washington Olivetto não é apenas uma referência. É um lembrete de que a boa propaganda é, ao mesmo tempo, criação de cultura e geração de valor. Fazer essa homenagem é, para nós, mais do que reconhecimento: é compromisso com uma criatividade que emociona, que provoca e que vende. Porque entender o Washington é entender que ideias geniais nem sempre obedecem aos briefings, às vezes, elas os reinventam”, diz Hugo Rodrigues, presidente do conselho do McCANN Worldgroup.
O tributo no Cannes Lions acontece em um ano emblemático para o país. Em 2025, o Festival de Cannes apresenta o Creative Country of the Year, e o primeiro homenageado é o Brasil. Ainda como parte das homenagens, a WMcCANN patrocinou o Trio W do Brasil, comandado por Jairzinho, Simoninha e o Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfilou pela avenida Croisette.
Criação de João Resende e Felipe Gomes, com direção criativa deDani Ribeiro. Produção da Visorama, com direção de Cláudio Reston e ilustração de Luciano Amaral. Áudio da Sonido, com produção de Jayme Monsanto e direção musical de Lucas Duque. Locução de Jason Bermingham.