Eventos

SHELL CELEBRA SUCESSO DO FESTIVAL PRESENÇA 2025

Publicado em

Empresa consolida compromisso com a diversidade em evento no Rio de Janeiro

Se 92% das empresas brasileiras afirmam acreditar na importância da diversidade para o ambiente de trabalho, apenas 57% adotam práticas estruturadas de inclusão, conforme estudo Great Place To Work de 2023.

O apoio ao Presença Festival, realizado no Rio de Janeiro e encerrado no último domingo no Circo Voador, consolida o compromisso da Shell com um futuro mais inclusivo, diverso e equitativo, através da conexão entre cultura, inovação social e responsabilidade corporativa.

Com patrocínio master da empresa, o Presença Festival 2025 chegou à sua 4ª edição como um dos principais eventos de cultura e inclusão do país. Muito além de uma celebração artística, o festival é uma plataforma de impacto social, que valoriza talentos de grupos historicamente minorizados e contribui ativamente para ampliar o diálogo sobre Diversidade, Equidade e Inclusão.

O festival abriu o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ deste ano, com uma line-up que misturou som, identidade e celebração no Circo Voador.

Além da apresentação de artistas da voz, DJs renomadas e blocos carnavalescos, também compôs a programação a exposição fotográfica “Ê Boi Presença”, apresentada pela Shell, do fotógrafo Cafi.

“Nosso objetivo é construir um espaço real de visibilidade, conexão e transformação social. O patrocínio da Shell é fundamental para isso. Investir em cultura diversa é investir em um futuro com mais justiça e inovação social”, disse José Menna Barreto, fundador, curador e diretor artístico do festival.

Essa atuação se alinha à crescente exigência do mercado.Segundo relatório da McKinsey & Company, empresas com maior diversidade de gênero têm 25% mais chances de ter lucratividade acima da média. Quando se trata de diversidade étnica, o número sobe para 36%.

“A Shell acredita que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Um dos nossos objetivos com patrocínios culturais é apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento, a diversidade, a equidade e a inclusão, reafirmando o compromisso da companhia com a sociedade brasileira. Através do nosso apoio ao Presença Festival estamos possibilitando, juntos, a criação de espaços de visibilidade e valorização de artistas de grupos sub-representados”, explicou Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil.

A companhia já figura entre as líderes em ESG no país, com práticas consolidadas em DE&I, como programas de grupos de afinidades, mentorias, inclusão de profissionais trans, cotas raciais em programas de estágio e ações para equidade de gênero. Patrocínios como o Presença Festival complementam essa estratégia, potencializando impacto e inovação social.