FIAP 2025

FORMATOS SEMPRE A SERVIÇO DA IDEIA

Publicado em

Marta Gutiérrez, CEO da Ogilvy Espanha e presidente de júri no FIAP fala da fragmentação da mídia

Marta Gutiérrez

Desde que iniciou sua carreira na Contrapunto em 1998. Marta Gutiérrez, se preparou para ser uma líder multiníveis.

Como presidente do júri de FORMATOS, na edição deste ano do Festival Ibero Americano de Criatividade, ela afirma que “o formato deve estar sempre a serviço da ideia”.

Com mais de 25 anos de experiência promovendo ideias transformadoras da Espanha e da América Latina, Marta foi escolhida pela direção do FIAP como uma confirmação de que o evento é um plataforma para repensar as linguagens criativas diante da aceleração tecnológica e da fragmentação da mídia.

Formada em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Complutense de Madri e com mestrado em Marketing Direto pelo ICEMD, depois da Contrapunto ela foi para a Shackleton, onde liderou projetos 360° para diversas marcas até se tornar gerente geral.

Posteriormente, tornou-se CEO da Burns, de onde comandou as operações em Madri e Lima, triplicando o tamanho da agência antes de ingressar na Ogilvy em 2019.

Atualmente, como CEO da Ogilvy Madri, lidera uma das equipes mais influentes da Europa, integrando estratégia, inovação e sensibilidade criativa.

Gutiérrez antecipou que a categoria Formatos promete uma “explosão de criatividade” e será fundamental para refletir sobre como as narrativas se adaptam a novas plataformas.

“É importante entender como o domínio técnico, tanto visual quanto narrativo, pode explorar de forma inovadora as possibilidades oferecidas pelos formatos emergentes”, explicou.

Entre suas expectativas como presidente do júri está a busca por trabalhos que captem a atenção por meio da originalidade, interação e imersão. “Espero ver projetos que rompam com as convenções tradicionais e ofereçam novas perspectivas sobre temas relevantes e universais”, acrescentou.

Para ela, a inovação técnica deve ser sustentada por uma base conceitual sólida. “O formato deve sempre servir à ideia. Projetos que geram impacto emocional e provocam reflexão são aqueles que criam uma experiência significativa e memorável”, finalizou.