Pesquisa

CELSO PORTIOLLI LIDERA RANKING DE REPUTAÇÃO

Publicado em

Apresentador do SBT tem o maior índice de aceitação pelo público em pesquisa de influência

Celso Portiolli, o mais querido do Brasil

Conforme o estudo “Reputation Score 2025, realizado pelo institutto Data-Makers, em parceria com a empresa de comunicação CDN e a agência Sotaq que conecta marcas e personalidades, Celso Portiolli lidera com 87 pontos na média nacional, seguido pelas atrizes Paolla Oliveira (82) e Grazi Massafera (81), além do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho (78). 

O levantamento visa destacar as personalidades mais queridas e mais rejeitadas do Brasil.

No topo da rejeição aparecem o youtuber e empresário Felipe Neto, com 32,1%, acompanhado da cantora Anitta (30,5%) e do apresentador Léo Dias (28,6%).

Com uma metodologia proprietária, que combina 2.500 entrevistas online com análise de comportamento digital (online e nas redes sociais), o estudo utiliza uma escala de -100 a 100 pontos, mensurando a imagem pública com base nos pilares favorabilidade, rejeição, influência e propensão à compra.

“O Reputation Score oferece ao mercado uma resposta a esse novo tempo em que a reputação é construída em segundos e pode ser destruída na mesma velocidade, oferecendo um índice confiável e embasado por dados de pesquisas e monitoramento online para orientar marcas, agências e o próprio público sobre quem realmente gera valor, influência e confiança”, explica Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers. 

O estudo também revela quem são os mais conhecidos nacionalmente. O jogador de futebol Neymar lidera com impressionantes 99,4% de awareness, seguido pela cantora Ivete Sangalo e pela apresentadora Ana Maria Braga, ambas com 98,4%.

“Em um ambiente altamente polarizado e dinâmico, entender como essas figuras públicas são percebidas é essencial para qualquer decisão estratégica”, diz Fabio Santos, CEO da CDN.

“Não basta só ter audiência, é preciso ter relevância, coerência e reputação. Marcas que entendem isso saem na frente na hora de construir conexões verdadeiras com o público”, conclui Vinicius Machado, CEO da Sotaq.

Neymar Jr é o mais conhecido entre a geração Z (26-40 anos), embora Celso Portiolli e o humorista Whindersson Nunes ganham em aceitação. A rejeição recai sobre nomes como a cantora Luísa Sonza e influenciadora Gkay.

A geração Y (26-40 anos) prefere Paolla Oliveira e Portiolli. Felipe Neto e Anitta são os mais rejeitados. A geração X (41-60 anos), com nostalgia, tem como favoritos a atriz Giovanna Antonelli e o cantor e ator Fábio Jr. Entre os Baby Boomers (+60 anos), a preferência é por Ana Maria Braga, embora prefiram Fábio Jr.

Por orientação política, a Esquerda prefere Tatá Werneck e Grazi Massafera e rejeita figuras ligadas à direita, como Danilo Gentili. Ao contrário, a direita valoriza Danilo Gentili e Rodrigo Faro, e rejeita fortemente Felipe Neto. Os moderados do Centro apreciam Ivete Sangalo e Rodrigo Faro.