Datas
PREMIADO DIRETOR CELEBRA SUA POLÔNIA
Publicado emCônsul Honorário em São Paulo, Andres Bukowinski comemorou data nacional de seu país
Andres Bukowinski, um dos principais diretores de cena de filmes publicitários do Brasil, celebrou mais uma vez a proclamação da Constituição Polonesa em evento na Cinemateca Brasileira.
Desde 2017 o cineasta também é Cônsul Honorário da Polônia em São Paulo. A data nacional de seu país remete a 3 de maio de 1791, quando foi proclamada a segunda constituição mais antiga da Europa, depois da Córsega, de 1755, e a terceira do mundo, atrás da carta norte-americana, de 1787.
Andres nasceu numa Varsóvia ocupada pelo nazismo em 1940. Nove anos depois emigrou para a Argentina e em 1961 começou sua carreira com diretor de cinema. No Brasil a partir de 1973, fundou a sua Aba Filmes. Em toda sua carreira, dirigiu mais de 3 mil comerciais.
Em 51 anos de amizade com Washington Olivetto assinou obras como o filme “Hitler”, para Folha de S.Paulo, eleito um dos melhores comerciais do século XX. Com o criativo também produziu mais de 350 filmes do “Garoto Bombril”, interpretado pelo ator Carlos Moreno e incluído no Guinnes Book. Juntos conquistaram 14 Leões no festival de Cannes.
Com o conceito “Polônia Agora”, a partir de depoimento do ex-embaixador da Polônia Ryszard Piaceki, a festa nacional promovida por Bukowinski lembrou que o país atual é uma nação moderna e robusta economicamente. Em janeiro deste ano suas exportações chegaram a 360 bilhões de Euros.
Nos últimos anos, a Polônia celebrou o fim do comunismo em 1989, entrou para a OTAN em 1999 e foi integrada à União Europeia em 2004.