Pesquisa

ESPM DIVULGA ÍNDICE DE INCLUSÃO DAS MARCAS

Publicado em

Escola lança Centro de Estudos Aplicados de Marketing e divulga marcas de destaque em inclusão

Evandro Luiz Lopes, diretor de pesquisa da ESPM

O Centro de Estudos Aplicados de Marketing, lançado pela ESPM, visa o desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimento para o mercado.

O centro atuará no mapeamento de tendências e hábitos de consumo orientados à tomada de decisão das empresas.

O lançamento do centro contou com a divulgação do índice “Marcas e Inclusão – Consumo e a igualdade na sociedade”, que mede em 18 categorias a percepção da sociedade sobre inclusão e reputação das marcas.

Na classificação geral as marcas mais mencionadas foram Globo, Natura e O Boticário.

“Apesar de Diversidade & Inclusão ser um tema bastante presente na agenda das empresas, percebemos que ainda é uma barreira para algumas serem reconhecidas como companhias engajadas. Queremos tornar o Índice uma métrica anual para ajudar as empresas a medir esse awareness de marca e elevar o debate em torno de um assunto tão importante como é a geração e percepção de impacto”, diz Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu da ESPM.

“A ESPM acumula décadas como referência em marketing no País, uma área que extrapola o campo da comunicação e é cada vez mais crucial na sustentabilidade dos negócios. Temos uma forte conexão com o mercado e agora, com a criação do CEAM, queremos levar esse conhecimento para apoiar a tomada de decisão das empresas”, explica.

“O CEAM surge como uma forma de potencializar nossa autoridade em marketing, negócios e inovação. Para a ESPM, uma escola que nasceu do mercado e para o mercado, ter seu próprio centro de pesquisas aplicadas,  com olhar focado em temas da atualidade e que deem respostas rápidas às dores das empresas e seus profissionais, faz todo o sentido e complementa nossa proposta de valor”, explicou Dalton Pastore, presidente da ESPM.

A pesquisa ouviu 400 respondentes, de todas as regiões do Brasil, entre 1º e 20 de novembro, via painel online. A amostragem foi selecionada de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa como sexo, classe social, regionalidade e renda. O nível de confiança é de 95%.

Resultado por categoria: Inclusão plena: Globo, Natura, O Boticário; Equidade de gênero: Globo, Natura, O Boticário; Diversidade LGBTQIA+: Globo, Itaú e O Boticário; Diversidade étnico-racial: Globo, Natura, O Boticário; Respeito etário: Globo, Havan, Natura; Acessibilidade universal: Globo, Itaú, AACD; Pluralidade de fé: Globo, Record, Natura; Impacto social: SBT, O Boticário, Magalu; Agricultura: Bayer, Cargil, Agronegócio; Alimentos e bebidas: Nestlé, Coca-Cola, Ambev; Automotivo: Fiat, GM, Volkswagen; Consumo: Magalu, Carrefour, Atacadão; Construção civil e Imobiliário: MRV, Tenda, Techint; Entretenimento e Mídia: Globo, SBT, Netflix; Produtos digitais: Google, Instagram, Samsung; Rede social: Instagram, WhatsApp, Facebook; Saúde: Unimed, Amil, SUS; Tecnologia da Informação: Samsung, Google, Microsoft.