Patrocínio
MERCADO LIVRE ASSINA FILME DE DAIANE DOS SANTOS
Publicado emProjeto é uma parceria entre Maria Farinha Filmes e produtora de Viola Davis
Longa-metragem de ficção, “A menina que Voa”, cinebiografia da ex-ginasta Daiane dos Santos, primeira brasileira a conquistar medalha de Ouro em campeonato Mundial, terá patrocínio do Mercado Livre e apoio da empresa de tecnologia financeira QI Tech.
O projeto da Maria Farinha Filmes, com roteiro de Flávia Vieira, conta com coprodução da Ashé Ventures, produtora baiana fundada por Viola Davis, pelo ator e produtor Julius Tennon e pelo produtor brasileiro Maurício Mota.
Daiane dos Santos fez história como a primeira ginasta brasileira a conquistar medalha de ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de Stuttgart, Alemanha, e a primeira mulher negra a alcançar esse feito.
Seu legado inclui dois elementos de exercícios de solo nomeados em sua homenagem no Código de Pontos da FIG, o “Dos Santos I” e o “Dos Santos II”, feito igualado apenas anos depois, pela ginasta americana Simone Biles.
A Menina que Voa” abordará a poderosa história de uma jovem negra que rompeu barreiras raciais e sociais para se tornar um ícone global da ginástica. O filme vai retratar o desafio de Daiane às expectativas físicas, mentais e estéticas de sua época e como sua jornada teve um impacto duradouro nas futuras gerações de atletas do país, incluindo Rebeca Andrade, maior medalhista da história do Brasil nos jogos olímpicos.
“Nos anos 1990, o Brasil era o país do futebol, nem nosso país nem o mundo rígido da ginástica artística internacional estavam preparados para o fenômeno Daiane dos Santos. É uma história improvável e emocionante. Desde o começo, acreditamos muito na potência dela para inspirar e engajar grandes audiências. Essa história original e brasileira tem tudo para ganhar o mundo e é um feliz encontro ter a Ashé compartilhando esta visão com a gente nessa coprodução”, diz Luana Lobo, Co-CEO e sócia da Maria Farinha Filmes.
“Estamos em um momento muito especial do país, em que as audiências querem novos heróis. Temos a oportunidade de fazer deste projeto um grande case local, mas sobretudo global, no sentido de mostrar um filme em altíssima produção, de uma personagem que viajou o mundo, mas tem uma história unicamente brasileira”, afirma Maurício Mota, coprodutor e sócio da Ashé Ventures.
A produtora baiana nasceu de uma parceria entre a atriz e produtora norte-americana Viola Davis, vencedora de um Oscar, um Emmy Award, dois Tony Awards e um Grammy, do ator Julius Tennon e do produtor carioca Maurício Mota.
O longa será co-distribuído pela Maria Farinha Filmes e pela Vitrine Filmes, uma das principais distribuidoras do país, com mais de 150 filmes lançados, incluindo “O Agente Secreto” de Kleber Mendonça Filho, que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.
Com mais de 50 produções e 17 anos de experiência, a Maria Farinha Filmes se destaca por produções aclamadas, como a série “Aruanas” (Globoplay), assistida por 35 milhões de pessoas por episódio, e a franquia documental “O Começo da Vida 1 e 2”, lançada globalmente na Netflix.
Em 2024, a Maria Farinha Filmes expandiu globalmente como MFF & CO, um estúdio de entretenimento sediado em Los Angeles e liderado por Miura Kite, ex-executiva da Participant Media e com créditos em produções vencedoras do Emmy e do Globo de Ouro.