FIAP 2025

FRONTEIRAS NÃO EXISTEM MAIS

Publicado em

FIAP quer mostrar ao mundo ideias eficazes de iberoamerica que não precisem de explicação

Mara Fernandez e Daniel Marcet

Daniel Marcet, CEO e Mara Fernandez, CFO e diretora geral do Festival Ibero Americano de Criatividade, falaram para estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México sobre como o FIAP evoluiu e trouxe lições para a indústria da região. A palestra foi organizada pelos professores Silvia González e Miguel Ángel Amézquita.

Durante o debate, Marcet explicou que uma das maiores conquistas do FIAP foi se adaptar aos novos tempos, sem perder de vista sua essência de premiar a melhor criatividade ibero-americana.

“O mundo da comunicação muda tão rapidamente que nem terminamos de aprender algo quando algo já o substitui. Nesse contexto, nossa contribuição é premiar ideias que ofereçam uma perspectiva humana, além das ferramentas ou tendências do momento”, disse.

Uma das mudanças mais significativas foi a digitalização do festival, que permitiu um processo de julgamento mais democrático e maior transparência.

“Há alguns anos, era impossível imaginarmos que o festival pudesse ser quase totalmente digital. Agora é, e isso nos permitiu automatizar processos que garantem ainda mais transparência para os participantes”, explicou Marcet.

“A transparência é um pilar fundamental para que o FIAP continue sendo o festival mais importante da região. Embora não possamos ignorar o fato de que este, como todos os festivais, é um negócio, o que é inegociável para o FIAP é manter sua transparência e credibilidade”, afirmou Mara.

Um dos principais temas da discussão foi o papel da criatividade ibero-americana no mundo. Marcet lembrou que, anos atrás, a FIAP organizou mais de 60 eventos pós-festival em países como Rússia, Alemanha e África do Sul, onde as ideias latino-americanas provocaram espanto.

“O desafio de hoje é alcançar o mesmo objetivo, mas com ideias mais eficazes, que transcendam sem muita explicação. As fronteiras não existem mais”, comentou.

Para Mara Fernández, as ideias que realmente repercutem são aquelas com uma mensagem clara e culturalmente poderosa.

“No México vocês têm uma riqueza de ferramentas culturais para a resolução criativa de problemas. Meu convite é para que continuem cometendo erros, para que corram riscos agora, enquanto são jovens. Cometer erros traz respostas”, disse.

Ambos também convocoaram os estudantes se envolverem em festivais criativos desde cedo.

“Comparar o seu trabalho com o dos outros lhe dá uma medida, permite que você saiba no que é bom e no que pode melhorar. Você precisa abandonar o medo de não vencer”, afirmou Marcet.