Inspiração
50 ANOS DE ARTE E HUMOR
Publicado emPrincipal cartunista da propaganda brasileira, Dorinho criou um estilo crítico e divertido
Desde 1975, Heliodoro Teixeira Bastos Filho, o Dorinho, publica seus cartuns e charges na revista Propaganda e no Jornal Propmark.
Com estilo próprio, carregado de humor e de crítica às vezes, o cartunista conquistou o mercado publicitário brasileiro.
Arquiteto e desenhista, Dorinho também é professor da ESPM e da USP, passando para os estudantes toda sua experiência.
Sua primeira charge, brincando com a TV Globo, mereceu uma resposta da principal emissora de TV do país, que anunciou com seu desenho a nova imagem de marca.
Sua trajetória começou quando o primeiro professor de layout da ESPM, Gerhard Wilda, levou sua arte para Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência.
Dorinho passou então, já naquele ano, cartunista oficial da revista “Propaganda”, e tempos depois do jornal “Propmark”.
“Criança, eu desenhava, desenhava e desenhava, sem nunca ter feito um curso de desenho. A Dona Maria, minha mãe, era a maior incentivadora de minha arte, e então quando aparecia visitas em casa, como eu não sabia tocar piano, ela pegava meu caderno de desenho e, orgulhosa, apresentava meus trabalhos às pacientes visitas”, conta Dorinho.
“Devia ter uns 11 anos quando Dona Maria me inscreveu num concurso de desenhos de uma loja de departamentos, Mesbla ou Mappin, já não me lembro. O que lembro é que ganhei o prêmio maior. O desenho era o Pica-Pau, minha especialidade na infância. Aquilo foi a glória. E foi assim que tudo começou”, explica.
O arquiteto Dorinho atuou em sociedade com o escritório Pessoa Bastos Arquitetos e depois com o Estúdio K, junto com Luiz Carlos Saraiva e depois como Arlindo “Pio” Figueira.
Durante sua trajetória como cartunista da propaganda do país, ele criou um time de personagens fictícios, ligados à uma suposta agência de publicidade, especialmente dona Zezé, a Moça do Café, com suas tiradas sinceras que retratam situações do mercado.
Suas charges são inspiradas nos acontecimentos do mundo da publicidade e do marketing.
Publicada desde 1980 na última página da Revista Propaganda, “Dona Zezé, a moça do café” é funcionária da Valência & Valência Reclames em Geral. É a pessoa que mais entende de Marketing e Propaganda dentro da agência.
Além do proprietário da agência, o Sr. Valência, Dona Zezé contracena com Deodato, o bom contato, Salomão, o rei da Criação, Zaragarte, o diretor de arte, Dona Lídia, boa de mídia e Zé Mário, o estagiário.
Veja o vídeo, produzido e editado pela Simon Says Filmes.