Escolas

APP E ZUMBI LANÇAM HUB DE PUBLICIDADE

Publicado em

Agência experimental visa formação prática de estudantes e conexão com o mercado

Mara Edith Dubugras, Afonso Abelhão e José Vicente

Lançado para celebrar o 13 de maio e a abolição da escravatura no Brasil, o projeto Hub APP+Zumbi visa reforçar a luta por acesso à igualdade de oportunidades, especialmente em setores ainda marcados pela exclusão racial.

O Hub foi inaugurado nesta sexta-feira (9) pela Associação de Profissionais de Propaganda Brasil em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior.

O novo espaço experimental de publicidade é voltado à formação prática dos estudantes, conectando o ambiente acadêmico à realidade do mercado de comunicação.

O Hub tem o objetivos de promover o protagonismo estudantil, capacitação técnica e atuação em projetos reais, conectando-os a profissionais do setor.

A agência experimental será gerida por alunos da Zumbi, com supervisão e apoio direto da APP.

Segundo a pesquisa Diversidade e Inclusão na Indústria da Comunicação, realizada pela APP Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, apenas 38% dos profissionais da publicidade se autodeclaram pretos ou pardos, embora representem mais de 56% da população brasileira.

Em cargos superiores, apenas 12% das lideranças na comunicação são negras, e 51% das pessoas pretas dizem não ver representatividade racial nas agências em que trabalham. Além disso, 64% relatam ter presenciado atitudes discriminatórias no ambiente profissional.

Idealizado pelo ex-presidente da APP Brasil, Silvio Soledade, em parceria com o reitor José Vicente e a professora Mara Edith Machado, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares, o projeto é conduzido atualmente pelo presidente da entidade Afonso Abelhão.

“Este projeto já vem sendo desenhado há algum tempo pelo Silvio com a universidade, e agora ganha vida com a participação ativa dos nossos estudantes. Ele nasce da convicção de que é preciso romper barreiras estruturais e abrir espaços concretos de desenvolvimento e visibilidade para jovens pretos na comunicação”, diz Abelhão.

Para a professora Mara Edith Pó Mac Kay Dubugras Machado, coordenadora e docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Zumbi dos Palmares, o Hub é uma oportunidade que os alunos terão para se destacarem e promoverem uma experiência para o crescimento profissional.

“A oportunidade que essa parceria já tem trazido para os estudantes da Zumbi se resume numa palavra, o protagonismo, ou seja, criar caminhos e iniciativas para  a própria evolução profissional”, explica a docente.

Entre as primeiras iniciativas do Hub APP+Zumbi estão a criação do selo “Diversidade SIM”, voltado à valorização de ações inclusivas no mercado publicitário, e a oferta de novos cursos que promovem formação crítica e técnica.

“O selo ‘Diversidade SIM’ vai provocar uma transformação, e, com essa ferramenta, passamos a ter meios concretos de auxiliar o ecossistema como um todo, para aperfeiçoar, evoluir e torná-lo um ambiente verdadeiramente aberto à pluralidade, à diversidade, às diferenças e ao acesso igualitário de negros e brancos”, afirma José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.