FIAP 2025

O PODCAST COMO AÇÃO DE MARKETING

Publicado em

Nova categoria do FIAP avalia ferramenta que proporciona fidelidade e engajamento

Discutir o podcasting como ferramenta de marketing no México e na América Latina é vital para marcas e agências. A opinião é de Manuela Walfenzao, co-fundadora e produtora no Oronda Studio, da cidade do México.

Segundo ela, estudo do Interactive Advertising Bureau mostra que o público de podcast tem a maior lealdade e engajamento em comparação a qualquer outro meio digital.

Em sua edição de 2025 o Festival Ibero Americano de Criatividade vai premiar quatro novas categorias de podcast. Podcast Original, na disciplina Formatos, Experiência de Podcast Interativo, em Inovação, Melhor integração da marca no podcast, na área de Anúncios, e Melhor Produção de Podcast na disciplinar Produção.

Natural de Caracas, Venezuela, Manuela Walfenzao é produtora executiva de podcast e pós-produtora de filmes com mais de 10 anos de experiência. Ele mora na Cidade do México há 8 anos, onde trabalhou em vários projetos criativos.

“O veículo de comunicação especializado “Podnews” indicou que, até 2027, a América Latina terá mais ouvintes de podcast do que qualquer outra parte do mundo, e somente no México serão 47 milhões de ouvintes”, explica Manuela.

Manuela Walfezao

“Quando você assiste a um episódio, diferentemente de navegar pelas redes sociais ou assistir a uma série, há uma decisão consciente e íntima de prestar atenção. Porque mesmo que escutemos enquanto passeamos com nosso animal de estimação, no caminho para o trabalho ou lavamos a louça, estamos deixando alguém entrar em nossas cabeças”, explica.

Para a executiva, os podcasts oferecem uma conexão especial entre marcas e públicos. Como diz, é um conteúdo que tem um público muito específico, fãs de tópicos específicos, como saúde mental, crimes reais, comédia ou terror.

Um estudo da Sounds Profitable destaca a ascensão dos “fãs da marca”, pessoas que são muito apaixonadas pelo formato, percebem os anúncios de podcast de forma positiva e estão dispostas a ouvir um programa de uma marca que gostam.

Conforme a pesquisa, 76% acreditam que os anúncios permitem que eles aprendam sobre novos produtos e serviços, e 53% indicaram que preferem comprar de marcas que patrocinam seu conteúdo favorito. Do total, 69% são mais propensos a experimentar um podcast se houver uma marca envolvida, e muitos percebem esse envolvimento como um selo de qualidade.

“Também é verdade que a indústria de podcasts, que ainda é relativamente nova na América Latina, está passando por uma transformação. O público está crescendo e já é considerado um formato popular nos EUA, mas sei que é uma ferramenta que as marcas ainda não estão aproveitando no México”, diz Manuela.

“Foi isso que vivenciamos no Oronda Studio com a produção das Spotify Podcast Live Sessions em 2023 e 2024, onde todos os shows ao vivo esgotaram. É um conteúdo que, sem dúvida, gera comunidade e engajamento”, afirma.

O vídeo é um componente essencial nessa transformação. Hoje em dia, os podcasts são consumidos como lanches nas redes sociais. O que me leva a pensar que todos nós já ouvimos um podcast, mesmo que seja em suas versões mais curtas”, completa.