Mercado

ALMAP E HAVAIANAS, O DIVÓRCIO DO ANO

Publicado em

Rompimento entre agência e cliente de 31 anos surpreende o mercado

Por iniciativa do anunciante, que deseja realizar nova concorrência, acabou uma das parcerias mais duradouras da propaganda brasileira.

Agência das famosas sandálias Havaianas, marca da Alpargatas, a Almap BBDO se recusa a participar e encerra seu trabalho com a empresa.

Até a realização de nova seleção, no próximo ano, Havaianas será atendida integralmente pela Galeria, dona da conta de social, influência e CRM do anunciante desde o último mês de março.

A marca também conta com a consultoria estratégica da N.Ideias, de Nizan Guanaes, e no início de abril trocou sua agência de relações públicas, Lema, pela Index.

Juliana Soncinil, diretora de marca da Havaianas no Brasil, declarou ao portal Meio & Mensagem que esse é um momento de transição para empresa, que, ano passado, ficou em segundo lugar como marca mais amada pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa “As marcas que conquistaram o Brasil”, desenvolvida pela Ecglobal.

“Decidimos que, a partir do ano que vem, abriremos um pitch para o mercado, com o objetivo de ter uma grande agência de publicidade, que responda a todas as necessidades da marca. O mundo mudou bastante, assim como os formatos de mídia, comunicação, engajamento. A Havaianas está evoluindo e, como love brand, é desafiador chegar lá, mas ainda mais manter esse patamar. Estamos em constante construção todos os dias, para que a gente se mantenha sendo essa marca tão amada pelos brasileiros”, afirmou Juliana.

Comunicado da Almap BBDO sobre o assunto explica que embora tenha motivos para se orgulhar da parceria de três décadas, nos últimos anos a visão de cada uma das partes passou a divergir. Diante disso, a agência optou por não participar da concorrência que será promovida ano que vem.

Ao longo de uma história marcada por criatividade, consistência e uma profunda conexão cultural com os brasileiros, a Almap BBDO teve o privilégio de contribuir com a construção da comunicação de Havaianas — uma das marcas mais icônicas do País. Foram mais de 30 anos de parceria em que ajudamos a transformar Havaianas na única love brand brasileira com alcance global, assinando campanhas que seguem como referência no mercado internacional até hoje.

Embora tenhamos muitos motivos para nos orgulhar da jornada construída juntos, nos últimos anos agência e cliente passaram a não mais compartilhar a mesma visão sobre a condução da comunicação e do relacionamento com seus parceiros. A Almap deixou de exercer o papel protagonista que sempre teve, e a parceria foi, aos poucos, perdendo a forma original que a tornou tão potente.

Recentemente, fomos informados da decisão de Havaianas de buscar um novo parceiro de comunicação por meio de um processo de concorrência. Agradecemos o convite, mas optamos por não participar, por entender que nossas visões hoje são distintas — e que o legado construído juntos fala mais alto do que qualquer novo caminho que se apresentasse.

Queremos agradecer profundamente a todos os talentos da Almap que contribuíram para fazer dessa história um capítulo importante da nossa agência. E seguimos torcendo para que a marca que todo mundo usa continue sua caminhada de sucesso no Brasil e no mundo, agora ao lado de novos parceiros”.

O primeiro modelo de chinelos da Havaianas, brancos com tiras azuis, foi criado em 1962, inspirado na sandália de dedo japonesa Zori, tornando-se o primeiro chinelo de dedo feito de borracha. Por muito tempo, entretanto, o produto nacional caminhou pelo País com a pecha de “calçado de pobre”.

A mudança de conceito aconteceu no início dessa década, através de campanha criada pela JW Thompson e estrelada pelo comediante Chico Anysio, que lançou o conceito “As Legítimas“.

Outra parceria envolvida no vitorioso trabalho da Almap para Havaianas é com a Cine, produtora fundada por Raul Doria e Clovis Mello em 1994, e que nesse período realizou cerca de 150 comerciais para a marca.

Durante o “casamento” com a Almap, Havaianas lançou comerciais premiados e admirados, foco inclusive de uma votação para escolha do melhor da história da marca.

E embora o vencedor da enquete tenha sito o filme “Críticos“, com o ator Lázaro Ramos, para Raul Doria, Clovis Mello e grande parte do mercado, o inesquecível é o comercial “Avó“, com Cauã Reymond.