Ação Social
FIM DO EXPEDIENTE, INÍCIO DE NOVO TRABALHO
Publicado emCampanha estreia em 1º de maio para lembrar desigualdade de gênero nas tarefes domésticas
Criada pela agência Calia e produzida pela Santeria, campanha “Trabalho Invisível”, assinada pela Instituição Nós por Elas, denuncia a persistente desigualdade de gênero nas tarefas domésticas.
A ação, que estreia nesta quinta-feira (1º de maio), quando se comemora o Dia do Trabalho, visa conscientizar a sociedade sobre a carga desproporcional de trabalho doméstico e de cuidado que recai sobre as mulheres.
De acordo com o último relatório da Organização Internacional do Trabalho, em nenhum país do mundo o trabalho de cuidado é dividido de forma igualitária.
Em média, as mulheres dedicam três vezes mais tempo do que os homens às tarefas domésticas. Esta realidade impacta suas trajetórias, dificultando o acesso a melhores salários, cargos de liderança e tempo para estudos e qualificação profissional.
Com o conceito “O fim do expediente não é o fim do trabalho”, a ação retrata, de maneira impactante, o acúmulo de funções que caracteriza a rotina de milhões de mulheres.
“Conseguimos traduzir em segundos uma realidade que perdura há séculos”, diz o criativo Maurício Oliveira.
A comunicação é composta pelos filmes “Secretária” (assista abaixo), “Médica” e “Professora” e peças gráficas.
Para José Augusto, vice-presidente da Calia, a comunicação tem o poder de iluminar essas desigualdades e incentivar mudanças concretas.
“A campanha nasce de uma necessidade urgente de dar visibilidade a uma realidade que muitas vezes é ignorada. Queremos provocar uma reflexão profunda sobre a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas e mostrar que a transformação começa dentro de casa”, afirma.
Criação de Maurício Oliveira, Geisa Lopes e Alexandre Ferro, com direção de cena de Rafael Damy e fotografia de Edvaldo Raw. Áudio da Lira Música com produção de Duda Folmann.