Agências
GRUPO PUBLICIS CRIA CARGO DE CM0
Publicado emDiretora de Marketing, Comunicação, Marca e Cultura da Azul LiInhas Aéreas entre 2015 e 2020, e nos últimos dois anos atuando como consultora, Claudia Fernandes é a nova Chief Marketing Officer do Publicis Groupe no Brasil.
Em sua nova função, inédita no grupo no país, Claudia será responsável por toda a comunicação da holding incluindo marketing, comunicação interna e externa e eventos.
Cláudia e seu time trabalharão a marca do grupo, bem como de suas agências Arc, DPZ, Le Pub, Leo Burnett Tailor Made, MSL Andreoli, One, Performics, PMX, Prodigious, Publicis Brasil, Publicis Health, Publicis Leon, Publicis Play, Sapient e Talent.
Depois de atuar em Nova York, Claudia retornou ao Brasil e em 1996 ajudou a lançar as principais marcas da P&G no país, incluindo nomes icônicos como Ariel, Pampers e Always. Com isso, retomou sua trajetória internacional uma mudança para o México em 2004, onde liderou os negócios da LATAM para a P&G e clientes locais.
Seu compromisso com a excelência e sua capacidade de liderança a levaram a ser promovida em 2007 a Vice-Presidente Sênior na Saatchi & Saatchi, liderando negócios LATAM e globais para a P&G e Novartis.
Novamente de volta ao Brasil, Claudia liderou a transformação digital de 17 revistas e desempenhou um papel fundamental na criação do primeiro e-commerce para a “Marie Claire”, durante sua passagem na Editora Globo.
Fez uma grande transformação na marca Azul Linhas Aéreas onde foi CMO, colocando-a entre as melhores companhias aéreas do mundo pela escolha dos clientes, de acordo com o Trip Advisor em 2020. Também na Azul, preparou a comunicação do IPO da companhia no Brasil e nos Estados Unidos.
Claudia empreendeu e lançou uma marca nativa digital, além de ter se especializado mais recentemente em games, com alguns projetos já executados para grandes marcas. Há alguns anos, Claudia venceu o câncer de mama e utiliza suas redes sociais para compartilhar conteúdo sobre mulheres que enfrentam a doença.
Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe Brasil, fala sobre a contribuição para a companhia neste momento.
“Claudia chega para fortalecer as marcas e a proposta de serviços integrados do Grupo. Ela traz um olhar estratégico para a comunicação, e combina, de maneira ímpar, experiências como CMO de grandes marcas como Azul Linhas Aéreas e Editora Globo, com uma vasta experiência liderando negócios em agências, no Brasil e pelo mundo “, diz a executiva.
“Há muito tempo ouço um ditado em agências quando falamos da comunicação, de que ‘Casa de ferreiro, espeto de pau. Se ele é dito com frequência, é porque há uma verdade. É preciso ter um olhar de Marketing para as marcas do grupo. Um olhar estratégico de negócio. O Publicis Groupe Brasil pode atender os maiores anunciantes do país em todas as suas necessidades. Mas, como com toda marca, eles precisam conhecer e experimentar”, explica Claudia.