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RECORD AVANÇA COM NOVIDADES EM 2023

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Alarico Naves (foto de Edu Moraes/Record TV)

Na contramão do levantamento do Cenp sobre investimento publicitário no meio TV aberta, que caiu 4,3 pontos em 2022, a Record comemora seu início de 2023 com uma série de novidades.

Começando pela transmissão exclusiva do Paulistão no segmento, quando chegou a atingir 21 marcas expostas durante a final, narrada por Cleber Machado em ação ousada logo após a dispensa do profissional pela Globo.

Além disso, nesta segunda-feira a emissora estreia a sexta temporada da série “Reis”, sobre Davi, o rei que marcou a história em Israel.

Alarico Naves, superintendente Comercial Multiplataforma do grupo Record, fala nessa entrevista sobre o papel da TV aberta no país, participação no digital, concorrência do streaming e ações para aumentar faturamento e audiência.

Dos 21 bilhões investidos em mídia no ano passado 85% ficou com a TV (aberta e fechada) e Internet. A Record tem um faturamento expressivo também no digital?

Sim. Dentro do potencial ainda tem espaço para crescimento, o que acreditamos avançar em 2023, aliado ao nosso conteúdo multiplataforma.

E a concorrência do streaming, está afetando as grandes redes? Netflix por exemplo tem projeto de ultrapassar as segunda e terceira colocadas em faturamento no ranking. Você acredita nisso?

A TV aberta ainda tem muito o que crescer nos próximos anos, principalmente com a chegada da TV 3.0, que irá proporcionar mais interatividade e qualidade em seu conteúdo. Atualmente a TV Linear alcança mais de 93% da população e tem consumo médio de 5 horas por indivíduo, além de ser acessível e gratuita. Nesse sentido, acredito que estamos no caminho certo, nos aprimorando e investindo cada vez mais em tecnologia, a fim de oferecermos produtos e soluções efetivas ao nosso anunciante.

A Record tem uma programação variada. Que área apresenta o melhor desempenho publicitário? O futebol aumentou muito a performance da área de Esportes?

Nosso jornalismo se destaca pelo trabalho de curadoria sério e responsável. Nossa teledramaturgia é de extrema qualidade, nossos realities oferecem possibilidade de falar com o público de uma forma criativa. E sim, o futebol vem agregando e muito junto à nossa estratégia comercial, além de outros produtos com bom desempenho na grade. Neste sentido, vale destacar o quanto o nosso mix de produtos, somados a outras estratégias comerciais, se torna importante para compor um bom resultado.

Quais são os projetos para 2023 que podem aumentar a capacidade de captação de patrocínio do grupo Record?

A Record vem investindo cada vez mais em novos produtos e ações pontuais, que possam agregar a jornada do nosso espectador, junto aos nossos canais multiplataforma. A exemplo disso, 2023 já começou com grandes projetos como o Paulistão, uma oportunidade comercial que contou com a presença de grandes marcas parceiras, como Claro, Itaú e Mc Donald’s e que, em sua reta final chegou a alcançar cerca de 21 anunciantes em um único jogo com a narração exclusiva de Cleber Machado.
A nossa teledramaturgia estreou a sexta temporada da série “Reis”, além da série “Mamonas Assassinas” que foi gravada este ano e será lançada em breve. No gênero reality, temos duas grandes novidades, uma é a volta do “Top Chef” à grade, com a apresentação de Felipe Bronze, e outra é o reality “A Grande Conquista”, que traz um formato original da Record TV e inédito no Brasil, muito mais interativo e com a participação do público em todas as suas etapas.

Embora a maioria de suas novelas sejam sobre temas bíblicos, existe algum plano de promover branded content em dramaturgia?

Como algumas novelas possuem uma narrativa mais épica, as ações de merchandising com a participação do elenco são veiculadas no break, mas é claro, que nos demais produtos é possível promover ações de branded content.

Ações ousadas como contratar Cleber Machado para narrar as finais do Paulistão estimulam a Record a investir mais em programação esportiva?

Com certeza! Sabemos da importância do gênero para o mercado publicitário, atualmente um dos mais consumidos na TV Linear e nesse sentido, cada vez mais, estamos ampliando as oportunidades comerciais em torno desse segmento.

Como a Record se comunica com o mercado publicitário? Alguma previsão de se realizar eventos específicos ou premiação para o setor?

Hoje estamos presentes nos principais eventos que contam com a participação do mercado e temos campanhas e ações pontuais de acordo com a estreia de cada produto, sem falar em nossa constante proximidade com as principais entidades de classe, que tem um papel fundamental na indústria da comunicação