Datas
METRÔ SUGERE CAPITAL DA GENTILEZA
Publicado emCartuns comportamentais exibidos diariamente aos 3,5 milhões de passageiros do metrô de São Paulo compõem campanha criada pela agência ADAG Comunicação para celebrar os 469 anos da cidade e transformá-la na capital da Gentileza. As animações e ilustrações formam a série de humor Metrôtoon”.
Nesta quarta-feira (25), data do aniversário da cidade, o Metrô desenvolveu uma ação especial que começará a ser deflagrada no interior das estações e vagões, sugerindo uma cidade melhor e mais humana a todos os moradores.
O Metrôtoon, a família de cartum do Metrô de São Paulo que há cerca de dois anos tem sugerido, com nove filmes, mais gentileza aos usuários dentro dos acessos, estações, plataformas e vagões, agora vai mais além e sugere, no décimo filme da campanha, uma cidade mais gentil para seus habitantes, como uma extensão do Projeto Gentileza.
Assinados pelo cineasta e design de animação Céu D´Ellia, os 39 personagens do Metrôtoon surgiram em dezembro de 2019 com a ideia de representar a diversidade de pessoas em São Paulo. E, em uma comunicação menos impositiva, os personagens em cartuns têm funcionado, desde então, como interlocutores junto à população, reinterpretando situações reais do cotidiano do Metrô.
Há ilustrações e animações indicando como crianças pequenas devem estar de mãos dadas com os responsáveis, recados gentis para que os passageiros deixem o assento preferencial para as pessoas que têm prioridade, avisos para que a população entre nos trens pelas laterais das portas, deixando o centro livre para desembarque, entre tantas outras mensagens, em dez filmes de animação já produzidos.
“A inteligência desse projeto veio incorporada no briefing, onde a linguagem lúdica já estava demandada. Esse novo formato de comunicação educativa entre o modal e a população paulistana é muito valioso, pois preserva o conteúdo técnico comportamental, voltado primordialmente para a segurança de todos dentro do sistema”, explica Luiz Celso Piratininga Jr., sócio e CEO da ADAG Comunicação.
“O Metrôtoon conseguiu capturar a atenção e gerar simpatia junto aos passageiros. Eles querem mais. Por fim e, talvez, o mais importante, os Metrôtoon funcionam como uma espécie de espelho no qual nos enxergamos, mesmo que de forma caricatural, rimos de nós mesmos e, com isso, recebemos a crítica comportamental de forma menos defensiva”, completa.
O pontapé inicial foi dado há dois anos, com a implantação do projeto Mais Gentileza, que além de abolir a “cultura do não”, promoveu a implantação de regras inovadoras para o embarque e desembarque dos trens. Também foi criada uma nova identidade sonora para a comunicação do Metrô de São Paulo com os passageiros, baseada na obra “O Trenzinho do Caipira”, do lendário compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.