FIAP 50 ANOS

A CRIATIVIDADE VENCEU A PANDEMIA

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Marcet: capacidade criativa contra a crise

Daniel Marcet, CEO do Festival Ibero Americano de la Publicidad, avalia como positivo o resultado da realização da edição número 50 do evento. Segundo ele, o mercado da região demonstrou toda a sua capacidade e potencial em matéria criativa para enfrentar uma crise de ficção científica.

“Nossa indústria, com criatividade e inovação, venceu o COVID-19 de forma esmagadora”, diz ele.

 Ao longo de seus 50 anos de história, o FIAP testemunhou inúmeras crises que ocorreram ciclicamente nos diversos países que compõem a América Latina. Mas, pela primeira vez, os trabalhos apresentados neste ano refletiram um problema global, comum a todos.

“Uma questão que não só se apresentou como o desafio central a ser enfrentado pelas agências, mas também influenciou sua forma de trabalhar. Nossa região se caracteriza por ter uma grande capacidade de fazer muito com muito pouco, de se adaptar a qualquer crise e de superá-la com grandes ideias”, constata Marcet.

Para ele, foi exatamente isso que refletiu no resultado desta edição do FIAP. “Da mesma forma que eu, os jurados também ficaram agradavelmente surpresos com o nível criativo das peças apresentadas”, afirma.

Marcet também ressalta as alianças do FIAP com os Círculos e Clubes Criativos, e Associações de Agências que possuem premiações locais, permitindo que suas peças vencedoras concorressem diretamente como finalistas.

Como ele diz, essas peças elevaram muito mais alto o nível criativo do que a média registrada das edições anteriores.

“Os quatro presidentes do júri que o festival teve, coincidiram em destacar a qualidade dos trabalhos, com uma média muito elevada na relação entre o número de inscrições e as obras premiadas”, explica.

Segundo Daniel, a apreciação foi unânime de que havia conteúdo com inovação, que tinha publicidade que não se parecia com publicidade, e ideias e conteúdos que divertiam, para citar algumas das conclusões de Marta Ruiz Cuevas, Juan Carlos Ortiz, Sergio Gordilho e Simón Bross.

Os resultados deste ano refletem que o pódio no ranking do país foi composto por 1º Brasil, 2º EUA hispânico e 3º México, com os outros dois países historicamente no pódio, Espanha e Argentina, em 4º e 8º lugares respectivamente.

A Agência do Ano foi a Africa DDB, Anunciante do ano, House of Lapland,   Produtor do Ano, Triatoma / Primo Content, Agência Independente, WeBelievers, e Rede do Ano, DDB Latina.

“Todos nós que integramos a equipe da FIAP também estamos muito felizes e satisfeitos com o tremendo trabalho realizado pelos 196 jurados do short-list, e os 28 da premiação, pois este conjunto de vencedores é um testemunho histórico que celebra a criatividade. A região está mais vigorosa do que nunca e que, meio século após sua criação, o FIAP continua sendo uma importante haste para que nossa indústria se avalie, compartilhe experiências, se motive e se estimule a se aprimorar”, conclui.