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CONTRA A GRAVIDEZ FORÇADA

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Declarado pela Organização das Nações Unidas em 11 de outubro de 2012, o Dia Internacional das Meninas ganha campanha criada pela agência Planta Digital, com sede em Miami, que combate a maternidade forçada de adolescentes na América Latina.

Com o título “Son Niñas, No Madres”, filme aborda as meninas obrigadas a manter uma gravidez em decorrência da violência sexual, abandonando a infância.

“Chicas, No Madres”, é um movimento regional em prol dos direitos das meninas latino-americanas fundado em 2017 por Planned Parenthood Global e Anistia Internacional, e que agora reúne dezenas de organizações em toda a região.

A América Latina e o Caribe são a única região do mundo onde os nascimentos de meninas menores de 14 anos estão em alta (UNFPA) e é a região com a maior taxa de gravidez indesejada em meninas menores de 15 anos, na maioria dos casos, como resultado de abuso sexual.

Se a menina não receber os cuidados adequados após o ataque e ficar grávida, o processo de revitimização continua, pois ela será forçada a manter uma gravidez indesejada e forçada a se tornar mãe.

Em muitos países latino-americanos, como El Salvador, Nicarágua, Honduras e República Dominicana, não terão acesso ao aborto legal porque a lei o proíbe. Em outros, como Peru, Equador e Guatemala, é muito provável que encontre obstáculos administrativos, jurídicos, culturais e de consciência que a condenam a uma maternidade que ela não decidiu.

“Gerar consciência desta causa e desta realidade que continuamos a viver em 2021 é tão importante como comunicar qualquer produto massivo de uma marca. Precisamos agir a partir da cadeira que ocupamos. Como sociedade, como profissionais de comunicação, agora mais do que nunca é a hora de redobrar nossos esforços para proteger a saúde integral das meninas. Nossas ações do dia a dia podem permitir desnormalizar a violência, criar empatia como consumidoras, dando a todas as meninas a oportunidade de escreverem suas próprias histórias ”, diz GiGi Gutierrez, da Plant ECD.

 “Para nós, participar da campanha “Elas são meninas, não mães”, reforça nossa necessidade de levantar nossa voz para os milhares de meninas e adolescentes da América Latina e do Caribe, que precisam ter a opção de decidir sobre seus próprios corpos para opte por um futuro melhor ”, explicam Daniela Castillo e Alessandra Cristina, diretoras do filme.

“Para produzir esta peça, reunimos uma equipe incrível de pessoas de diferentes partes da América Latina e do Caribe, treinadas e sensibilizadas em abuso sexual infantil e direitos humanos, para enfrentarmos juntos como região o desafio de aumentar a conscientização sobre a negação do aborto para nossas meninas que são vítimas de violência sexual, é causar danos irreparáveis ​​ao seu desenvolvimento e, conseqüentemente, à nossa sociedade”, explica Nicolás Ibarra Angotzi, Produtor Executivo da Usina.

 “As grandes dívidas sociais que enfrentamos, como a epidemia de gravidez forçada em meninas sobreviventes de violência sexual na América Latina, exigem um trabalho coordenado com atores de diversos setores comprometidos com a mudança que queremos ver na sociedade”, completa Marianny Sánchez, subdiretora de Comunicação da Planned Parenthood Global América Latina.