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O BOTICÁRIO INCENTIVA “TALENTOS DA FAVELA”

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Com objetivo de promover a autonomia e protagonismo de jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro, O Boticário lança campanha em parceria com talentos das favelas.

Seguindo seus propósitos de inclusão e valorização da diversidade, a ação   idealizada e coordenada pela agência Opus Múltipla enaltece a potência e beleza desses locais.

O trabalho de cocriação, no Rio, reúne moradores das comunidades do Alemão, Rocinha e Vidigal. Um grupo de 23 profissionais, entre artistas plásticos, fotógrafos, designers, diretores de arte, cabeleireiros, jornalistas, figurinistas e maquiadores, entre outros especialistas, participaram da criação e produção da campanha “Talentos da Favela.

Os filmes da campanha destacam revendedoras de produtos do Boticário dentro destas comunidades e o trabalho dos diversos talentos que atuaram como cocriadores e produtores.

“Quando a gente valoriza os talentos das favelas, a gente consegue dar voz às pessoas. Essa iniciativa do Boticário vai inspirar muita gente. Aqui dentro, temos inúmeros talentos com muitos sonhos e ver uma marca tão preocupada em mostrar o olhar dessas pessoas de dentro, faz com que seja uma campanha totalmente autêntica. Essa nossa voz vai mostrar quais são as características que tornam as comunidades únicas”, diz Tainá Barbosa, da Rocinha, que participou como diretora de arte no projeto.

Além de valorizar os talentos locais e estabelecer novos parâmetros de representatividade dos moradores das comunidades, o objetivo da campanha é a divulgação do canal de venda direta como opção para o consumidor local, além dos mais de 100 pontos de venda da marca só na grande Rio. E ainda reforçar sobre a possibilidade de os moradores se tornarem revendedores da marca

Segundo Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, o propósito dessa iniciativa foi valorizar e dar luz aos talentos da favela, ao mesmo tempo que traz a venda direta como opção de renda extra para muitas pessoas que queiram revender os produtos da marca.

“O nosso objetivo é dar a oportunidade aos moradores de se tornarem um revendedor o Boticário e garantir uma renda extra, além de incentivar a compra de produtos com os revendedores dos locais para movimentar a economia”, reforça.

“Talentos da Favela” conta com revendedoras indicadas pelos próprios franqueados da marca nas regiões que são o foco da campanha. As selecionadas são Rosemary Camargo, do Vidigal, que atua com a revenda de produtos O Boticário desde 2016; Tamires de Assis, do Alemão que está há dois anos com O Boticário; e Adriene Silva, há cerca de um ano trabalhando com a revenda da marca na Rocinha.

A estratégia da campanha priorizou a veiculação de outdoors e peças de mídia alternativa, como embalagens de pão, taxidoor e adesivos em backseats de ônibus em locais estratégicos da Rocinha, Vidigal e Alemão, além das comunidades adjacentes como Jardim Catarina, Marambaia, Morro do Estado, Morro de Charitas, Mangueirinha, Vila São Luis e São Bento, além de mídias digitais e rádio.

Algumas peças de mídia exterior da campanha foram veiculadas com a empresa Outdoor Social, com conceito de economia circular e retorno de investimento direcionado a benfeitorias para as favelas e renda para o morador ou proprietário do imóvel onde a peça é veiculada.

Com a assinatura “Temos o Rio no nome e o carioca no coração”, os filmes trazem depoimentos das revendedoras sobre a importância e os benefícios de trabalhar com o Boticário. Nos roteiros, os profissionais cocriadores também dão testemunhais sobre a campanha “Talentos da Favela”. As peças de mídia exterior, com fotos das revendedoras, trazem frases que se conectam com as comunidades e foram criadas por esse time local, como “A Rocinha vibra com você”, “O Vidigal é mais lindo com você” e “A favela se reinventa com você”.

Os filmes estão disponíveis para visualização do público no Youtube e a divulgação acontecerá também através de um squad de influenciadores das favelas do Rio.

Para Juliana Arnulf, vice-presidente de Atendimento da Opus Múltipla, o trabalho apresenta diferencial de autenticidade que rompe paradigmas. “Ele quebra estereótipos, valoriza talentos, dá voz aos moradores e, acima de tudo, gera inspiração”, diz Juliana. O diretor de Criação da agência, Alexandre Catarino, afirma que o projeto foi concebido e desenvolvido a partir de uma proposta que reforça a inclusão social na atividade publicitária. “Mais do que colocar uma campanha na favela, tudo foi criado a partir da decisão da marca de colocar a favela em uma campanha”, explica Alexandre.