Televisão

ARTE E INOVAÇÃO ABRE O “FANTÁSTICO”

Publicado em

Ícone do programa, a abertura do “Fantástico” já teve várias versões, cada uma representando a evolução  e inovação tecnológica. A edição número 2500 do “Show da Vida” apresenta um trabalho celebrando os 4 elementos da natureza com  com a adição de dados transformados em arte e movimento.

A narrativa inclui tecnologia de ponta da indústria cinematográfica mundial e lança um olhar contemporâneo para o mundo, dialogando com o legado de vanguarda, arte e inovação, que sempre deram o tom das aberturas.

O trabalho tem direção geral de Ricardo Moyano e Christiano Calvet, da TV Globo, com direção de cena da dupla Tomat, da Zohar Filmes, composta por Tomas Salles e Mateus Araujo, e pós-produção da Fullframe.

O processo de criação contou com elementos gráficos e técnicas de efeitos visuais. Foram aplicadas soluções como fotogrametria, motion capture, que permitiu integrar os bailarinos e toda a coreografia com os movimentos dos grafismos representando os quatro elementos da natureza, e ainda um processo chamado rotomation, que ajusta o movimento 3D quadro a quadro, trazendo realismo a todas as cenas.   

A trilha sonora, que evoca a força do coletivo, mantém a essência original, porém com novos arranjos, incluindo elementos sonoros orgânicos, como barulhos com os pés e com as mãos. Toda essa cadência se encontra com a coreografia, que com os movimentos corporais ritmados, criam gatilhos para que o cenário se envolva com conceitos abstratos de ar, terra, água e fogo.

A dança é um elemento central, que conversa com o histórico do programa. Para a coreografia, foram trazidos de ritmos clássicos a contemporâneos, que misturam danças africanas, hip hop e dança urbana. Também foi lançado um olhar especial para a seleção dos bailarinos, formando um corpo de baile diverso e representativo. Para o figurino, foram usados tecidos aderentes e tons neutros, para que os movimentos se sobressaíssem e cores fossem aplicadas durante a pós-produção.

Para integrar o público, será lançado um desafio de dança nas redes sociais da Globo, com o propósito de estimular as pessoas a fazerem os passos dos bailarinos a partir de um tutorial.