Produtoras

A-GANDAIA COMEMORA NOVO MODELO

Publicado em
Turra: sonho virou realidade

Depois de uma intensa pesquisa na Europa sobre o mercado de áudio, em 2018 Pedro Turra fundou a A-Gandaia, para atuar como uma produtora enxuta e realizadora de vários tipos de projetos em parceria com outras empresas.

Com isso, comemora esses três anos com uma diversificação de serviços além da produção de som publicitário. Atualmente  trabalha em conjunto com um grande escritório jurídico para estúdios no licenciamento de direitos autorais de editoras e gravadoras, assim como na expedição dos alvarás, e participa em uma coletânea de remixes das obras da cantora Rita Lee e Roberto de Carvalho.

A produtora idealizada pelo produtor musical Pedro Turra, que tem como sócia Samira Tortelli, é hoje uma das mais prestigiadas empresas de áudio no cenário audiovisual no Brasil.

Em 2003 ao lado de dois amigos Pedro abriu a Scratch Studios. Em 2006 Samira passa a fazer parte da equipe, e com sua experiência no mercado financeiro, torna-se responsável pelo gerenciamento da empresa.

Nessa mesma época, Pedro começa a se dedicar a sua carreira artística com apresentações no formato live-act de seu projeto de música eletrônica chamado Click Box com turnês ao redor do mundo.

Com o sucesso da empreitada, em 2008 foi morar em Berlin, onde ficou por cinco anos e integrou o casting de artistas da gravadora Minus, um dos principais selos de musica eletrônica do mundo, comandada pela renomado artista Richie Hawtin. Em 2010, Pedro encerra a Scratch Studios.

No regresso ao Brasil em sociedade com Samira Tortelli, cria o embrião da A-Gandaia, ainda sem esse nome, atendendo poucos clientes e, a princípio, com apenas dois funcionários, zero de prospecção, mas bons resultados.

“Era um teste do que estava por vir, às vezes até trabalhando em conjunto com outras produtoras maiores dependendo do tamanho do projeto que chegava até nós”, lembra Pedro. A carreira interrompida por conta de um acidente foi retomada e oficialmente em 2018, ao lado de Samira, inicia as operações da A-Gandaia.

“Decidimos nos posicionar da forma como vimos tudo acontecer lá fora, de uma maneira mais simples, eficaz, enxuta e com especialistas em cada uma das suas áreas, trazendo para os projetos pessoas de diferentes skils.

“O maior desafio era convencer os clientes de que esse modelo de negócios e produção tinha tudo para dar certo”, explica.

O ano seguinte foi de crescimento, posicionamento e reconhecimento do mercado publicitário. Nesse momento, Pedro se associou à Pod360, primeiro hub de podcasts profissionais no Brasil.

“A Pod360 é uma inovação nas entregas, tais como produção de áudio 8D com técnicas de VR dentro do podcast. A sociedade com a Pod360 foi encerrada no início deste ano, embora as empresas ainda mantenham uma parceria comercial.

O ano de 2019 também foi marcado pela parceria de trabalho da A-Gandaia, com outros estúdios, principalmente fonográficos, e com um dos maiores escritórios de direitos autorais do Brasil.

“Com isso, nosso departamento jurídico foi internalizado e passou a cuidar de toda parte de licenciamento de direitos autorais e conexos junto das editoras e gravadoras, assim como toda parte de expedição dos alvarás. Tudo isso dentro de casa, diminuindo o tempo dos processos burocráticos, proporcionando agilidade aos nossos clientes, sob o conceito “One Stop Shop” detalha Samira.

A pandemia exigiu a um novo Turn Point, para colocar 100% em prática, o processo remoto e on demand.

“Trabalhar com pessoas plugadas em diferentes expertises, esteja onde estiver mas entregando de A a Z com personalidade musical e artística,dentro de cada peça e de cada job, não imaginávamos que o sonho do papel, graças a uma pandemia, viraria uma grande realidade”, diz Pedro,

Além disso, fez acordo com mais três estúdios, produtoras e empresas parceiras que cuidam de grande parte das gravações e finalizações, tanto na área fonográfica como na produção publicitária.

Em sua trajetória, a A-Gandaia produziu áudio para marcas como Adidas, Nike, Nissan, Fanta, Hering, FMU, Anhembi Morumbi, IES do grupo Laureate, Ambev, Crocs, Shopee, Facebook, Netflix, Google, Dell, GM, Construtora Tenda, C&A e Olympikus.

Agora, a A-Gandaia participa de um projeto inédito desenvolvido através de um convite feito por João Lee, filho da Rita Lee, junto com DJ Beto Cury. Trata-se de uma coletânea de remixes das obras da cantora que será lançado em breve.

“Essa coletânea é muito especial, com grandes artistas, produtores e DJs da cena mundial”, comemora Pedro.

Ex-presidente da Aprosom, Turra inseriu a A-Gandaia no pool de produtoras da Apro+Som, nova associação das produtoras do setor que reune as principais e mais ativas produtoras do mercado nacional.