Televisão

POSITIVOS E PRECONCEITOS NA MTV

Publicado em

Estreia nesta terça-feira (1º) Dia Mundial da AIDS, na MTV a série “Deu Positivo” um docreality inédito, protagonizado por pessoas reais que convivem com o vírus do HIV.

Elas mostram histórias com naturalidade e clareza, inclusive sob o preconceito que ronda a causa. O projeto, idealizado pela consultoria Vbrand, foi criado para a farmacêutica GSK/ViiV Healthcare, multinacional especializada em saúde.

De um lado está uma das maiores empresas globais de saúde (GSK/ViiV Healthcare), de outro, uma marca com sinergia completa com o público jovem (MTV) e, unindo esses dois players, uma causa que mobiliza a sociedade e, em especial, a geração Z, ou seja, o dia a dia e os grandes estigmas envolvendo os portadores de HIV.

A Vbrand enxergou esse cenário e apresentou o projeto de uma série que mostrasse o cotidiano desses jovens para o time da GSK/ViiV Healthcare. A Cine Group se uniu ao desafio e coproduziu a série, identificando os personagens, a dinâmica de gravação e a finalização dos três programas que entram nos canais da MTV.

 “Não é de hoje que reputação e responsabilidade social se tornaram importantes ativos para as marcas, e a Vbrand já havia discutido com a GSK/ViiV Healthcare, antes mesmo da pandemia, sobre a relevância do entretenimento audiovisual para se conectar, de forma autêntica, com a geração Z, na sensibilização da causa do HIV. Quando idealizamos o projeto, sabíamos que o meio ideal para gerar essa conexão seria uma plataforma multimídia como a MTV e a parceira para uma produção de qualidade, inquestionável seria a Cine Group”, explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand.

No Brasil, mais de 900 mil pessoas vivem com HIV. Dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2018, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, 85% já fizeram teste; destas, 78% estão em tratamento e, desse percentual, 93% apresentam supressão viral.

“Ao longo dos anos a GSK/ViiV Healthcare tem desenvolvido diversas ações para desmistificar questões em torno do tema HIV, especialmente para jovens entre os quais há um aumento do número de infecções. Com a série “Deu Positivo”, mostramos através de histórias reais que é possível viver com HIV, com qualidade de vida e não transmitir o vírus desde que esteja em tratamento e com carga viral indetectável”, explica comenta Gunnar Riediger, BioTech Business Unit Head da GSK.

“A MTV sempre destacou a importância e se manteve envolvida em ações de prevenção ao HIV e, mais do que isso, com foco no combate ao preconceito que existe ao redor dessa questão ainda hoje. Entrar como parceiro desse projeto, desenvolvido e realizado pela GSK, Vbrand e Cine Group, reforça nosso compromisso em trazer esclarecimento e informação para nossa audiência”, afirma Tiago Worcman, vice-presidente sênior de Marcas de Música e Entretenimento da ViacomCBS América Latina.

“Nos enche de orgulho termos contado essas histórias, de estarmos ao lado dessas pessoas que, acima de tudo, são corajosas, são inspiradoras”, explica Luciana Pires, produtora Executiva da Cine Group.