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VAGAS PARA BRANCOS HÉTEROS

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(Foto de Silvana Regina Inácio)

Agência fundada por uma mulher e um gay, a Bistrô, nascida em Porto Alegre e hoje atuando também em São Paulo, mede semestralmente o nível de inclusão e acolhimento à diversidade em sua equipe. A avaliação é resultado de um score em seu site com mais de 60 funcionários. Ele é calculado a partir de auto-declarações voluntárias e anônimas.

E no mês da consciência negra e da luta contra preconceitos, a Bistrô lança a campanha bem humorada “Temos vagas para homens brancos héteros”, para tratar do tema. Em 2007, quando surgiu, foi a primeira agência a levantar a bandeira do combate à discriminação de qualquer natureza.

“Como um homem gay, me orgulho de ter fundado uma agência que dá pinta, mas sem fazer apenas um trabalho nichado. Nosso portfólio contempla diversos segmentos econômicos, não somos apenas a comunidade LGBTQI+”, diz Gabriel Besnos, CEO da Bistrô.

Durante o mês novembro as suas redes LinkedIn, Instagram e Facebook exibirão uma criação polêmica, mas extremamente divertida. A ação também conta com 14 peças distribuídas em 60 pontos nos mobiliários urbanos de São Paulo, com a participação do charmoso pug Woffles, mascote da agência.

“Ainda temos três vídeos expondo os diversos preconceitos que passamos. Uma vez um cliente nos pediu para clarear a cor da modelo negra, pois ele achou que ela parecia mais clara no casting. Não clareamos, pois isso é crime, e mesmo que não fosse não concordamos com isso, entregamos o trabalho e dispensamos o cliente”, explica Alê Garcia, VP de Criação.

Com sua diretoria formada por 50% de mulheres, 25% de gays e 25% de negros, a agência espera fazer com que empresa e sociedade reflitam sobre o que é a real diversidade, e como ela deve ser inserida no mercado de trabalho.

“A diversidade existe na Bistrô desde que abrimos a agência. Nunca entrou para debate, foi sempre natural e orgânico. O arco-íris sempre esteve com a gente em junho, as mulheres sempre ganharam o mesmo salário que os homens e sempre estiveram presentes na criação. A escolha de um VP de criação negro não foi por acaso. Pra Bistrô, inovação sempre foi ser diverso e inclusivo. E queremos levar isso para todo o Brasil, por isso resolvemos gritar de uma maneira descontraída – Agora que temos muitos gays, mulheres, negros e um PCD, num momento tão sensível que o mundo passa”, completa.