Televisão

ELES POR TODOS

Publicado em
Taís: mereciam conhecê-la

O especial “Falas Negras”, a ser exibido pela TV Globo nesta sexta-feira (23) Dia da Consciência Negra, é um produto de profissionais representantes da raça que há séculos luta por igualdade e oportunidades.

O elenco, dirigido por Lázaro Ramos, é composto por artistas como Ailton Graça, Bárbara Reis e Silvio Guindane, e conta com a interpretação da vereadora assassinada Marielle Franco pela atriz Taís Araújo.

A produção musical é d S de Samba, assinada por Diego Guimarães e Pedro Caldas, com direção dos sócios Wilson Simoninha e Jair Oliveira, herdeiros de dois ícones da cultura negra do país, Wilson Simonal e Jair Rodrigues.

“Falas Negras” revisita depoimentos e discursos históricos de outras várias pessoas que lutaram em causas raciais e pela liberdade desde 1600 até os dias atuais. Entre elas, o poeta e jornalista Luiz Gama, a cantora Nina Simone e o advogado Nelson Mandela.

“Tentei entender o que passava na cabeça e no coração do Lázaro Ramos, diretor do projeto. E o mais importante foi preservar o texto e a interpretação dos atores. A música e os sons entraram para descrever o sentimento, o que foi impresso pelo elenco”, diz Simoninha sobre o processo criativo.