Datas

BONITO DE VER LIVRES

Publicado em

Outubro também é o mês dos animais. A plataforma SBT do Bem mantém a a data em seu calendário e lança a campanha Binóculos da Liberdade, criada pela WMcCann e assinada pela Ampara Animal, com o conceito “Bonito é ver, não ter”.

Neste ano, com a pandemia do coronavírus e a imposição do isolamento social, fica mais fácil refletir sobre a saúde física e mental das pessoas e comparar sua vida com os animais em cativeiro.

O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 4 de outubro e foi instituído em Florença, Itália, no ano de 1931 numa convenção de ecologistas. A data homenageia São Francisco de Assis, amante da natureza e padroeiro dos bichos e do meio ambiente, falecido em 3 de outubro de 1226.

Se alguns meses trancado em casa provocaram aflições e incertezas aos humanos, como deve ser a vida dos pássaros que passam a vida presos em gaiolas?
A criação de pássaros em gaiolas é um costume comum em diversos países, inclusive no Brasil. Muitos pensam que essa é a melhor forma de manerem suas aves.

As pessoas acreditam que assim poderão contemplar a beleza do ser e apreciar de perto seus cantos. Porém, esquecem que, além de incentivarem à extinção dos animais, tal atitude bloqueia a independência daquele que nasceu destinado a ser livre e voar em meio à liberdade que seu habitat natural lhe traz.  

“Se analisarmos a realidade em que essas aves vivem, entendemos a importância que a campanha tem em dar voz a essas vidas. Muitas delas ficam presas em uma gaiola com pouco espaço, solitárias, sem contato com a natureza e condicionadas à sobrevivência de acordo com as vontades de um ser humano. A única coisa que o engaiolamento traz é sofrimento. Nosso projeto busca conscientizar a população de que não é necessário prender os pássaros para apreciar as suas belezas e, sim, aprender a interagir com eles em liberdade”, diz Priscila Stoliar, Head de Marketing do SBT.

Criação de Rafael Teixeira, Ariane Melo, Raoni Leao, Paulo Ribas e Cezar Martini, com direção criativa de Fábio Ludwig e direção geral de Hugo Rodrigues e Kevin Zung.

Idealização: SBT, AMPARA Animal e AMPARA Silvestre. Produção da  Lemonade, com direção de Raphael Rodriguez e fotografia de Victor Ponce. Som da Carbono Sound Lab, com produção musical de Zé Godoy.

Aprovação de Fred Müller, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Julyana Magrini.