Tecnologia

DOS GAMES PARA A PROPAGANDA

Publicado em
Produção de clipe para Chemical Surf

Tecnologia utilizada até há pouco tempo com exclusividade na produção de games, a plataforma Unreal Engine chega à Produtora Associados através de parceria com o selo Naylon.

Criado em 2017 por Boca Ceravolo e Caio Montanari, Nylon é um time multifacetado que utiliza técnicas mistas de pós-produção e narrativa visual para publicidade e entretenimento.

O primeiro trabalho, em andamento, é a produção de videoclipe para Chemical Surf, dupla brasileira de DJs da música eletrônica.

Objetivo é disponibilizar essa técnica também para a realização de comerciais e conteúdo, como inovação no mercado publicitário.

A nova técnica é utilizada em produções virtuais e possibilita o uso de backgrounds que se adaptam em tempo real conforme o posicionamento da câmera. Usada para experiências cinematográficas, além de games, VR e AR, o uso da produção virtual e a plataforma Unreal Engine simplificam as etapas de produção e pós. 

Grandes séries e filmes de entretenimento vêm se utilizado dessa tecnologia  antes exclusiva de games. A série “The Mandalorian”, spin off de “Guerra nas Estrelas”, disponível no streaming da Disney+, é um exemplo.

A Produção Virtual  é uma inovação que permite aos cineastas desenharem o layout e criar um ambiente digital antes do set físico. Aliando isso as ferramentas da Unreal Engine, é possível fazer qualquer tipo de filmagem dentro do estúdio.

Segundo Guilherme Passos, produtor executivo da Associados, a contratação do selo veio para agregar em todos os projetos, trazendo muito mais inovação e tecnologia para trabalhos publicitários, tendo como ponto forte seu background de design e efeitos visuais.   

 “A produção virtual veio com muita força no entretenimento e logo veremos isso se refletir no mercado publicitário. A expertise deles vai ser muito importante nessa nova fase do audiovisual”, completa.   

O selo Nylon já trabalhou com grandes marcas, como Unilever, McDonald’s, MTV, Citröen e Avon. Acumula prêmios nacionais e internacionais, como Cannes Lions, OneShow, Promax e FITC.  Boca Ceravolo trabalhou em várias partes do mundo antes de retornar ao Brasil em 2011, quando fundou o estúdio criativo Consulado, dirigindo projetos até 2015. Depois passou a trabalhar com live action. Caio Montanari é formado em publicidade, se especializou em computação gráfica e fundou a Atomovfx em 2009, inicialmente para atender uma demanda estrangeira, e a partir de 2011 passou a atender também o mercado brasileiro.  

Assista abaixo vídeo sobre utilização da tecnologia em produção internacional da série “Mandalorian”, da Disney: