Ação Social

PERGUNTA PRA ELAS

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Uma em cada 12, ou 66 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil este ano. A boa notícia, porém, é que o diagnóstico precoce proporciona 95% de cura.

Com objetivo de reafirmar a conscientização do público sobre o problema, desmistificando o câncer de mama, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama lança nova campanha neste Outubro Rosa.

O conceito “Pergunta Pra Ela” incentiva as pessoas e fazerem três perguntas básicas às mulheres que amam, ampliando a ação.As perguntas se referem à observação através do auto-exame, a marcação de exames anuais e o conhecimento sobre fatores de risco.

A FEMAMA, organização sem fins econômicos, foi responsável por trazer de forma organizada o Outubro Rosa para o país e tornar a campanha uma data no calendário brasileiro.

A ideia desta vez e ir além da conscientização e partir para a ação. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologista, as mulheres reconhecem que a mamografia é o melhor exame para identificar a doença, mas apenas 46,2% delas o fizeram uma vez ao ano e 27% nunca fizeram.

Criada de forma voluntária pela agência e21, de Porto Alegre, a campanha “Três Perguntas Que Salvam” além das mulheres: busca envolver toda a sociedade e expandir a conversa também para quem está ao seu redor.

No logotipo da campanha, o número 3 ganhou formas de mamas e se tornou um ícone que vai permear tudo que se relaciona a câncer de mama no Brasil. As conversas nas redes sociais estimulam a quebra de tabu do assunto.

A campanha tem apresentação de Patrícia Mellodi, direção de Márcio Trigo e participação de artistas como Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Tom Cavalcante, Leandro Hassum, Gustavo Mendes, Elisa Lucinda, Marina Elali e Ana Costa.

“As brasileiras já conhecem o que é o câncer de mama e já ouviram falar sobre a mamografia, mas isso ainda não despertou a cultura do autoconhecimento e nem do acompanhamento médico anual. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar milhares de mães, esposas, filhas, amigas”, diz a doutora. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA.

A estratégia de comunicação conta com o investimento social de AstraZeneca, Condor, Lilly, Mentor, MSD, Novartis, Pfizer, Roche e Varian. Além disso, para atingir também os homens, a Umbro criou uma versão rosa das camisetas de seus clubes patrocinados: Athletico Paranaense, Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport. Parte do valor de venda será revertida para a ação.