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NOSSA CASA, NOSSA CAUSA

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Quem leu a biografia de Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, sabe da gratidão que ele tem pelo Brasil e pelo brasileiro. País que lhe deu abrigo e oportunidades após viver atrocidades da segunda grande guerra mundial.

“Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, novo posicionamento da maior rede varejista do país, reflete exatamente o que pensava o chefe do clã que começou sua trajetória nesta terra como mascate em São Caetano do Sul.

Em parceria com a agência Young & Rubicam, campanha da marca destaca que enxerga cada brasileiro como único e reforça o sentimento de estar presente na jornada do consumidor, seja pelo aplicativo, pelo site ou na loja física. A nova identidade visual nasce em alinhamento com a transformação em andamento pela companhia desde o ano passado.

O app, elaborado em um formato de Design Sprint pelo grupo de design de inovação Croma, da Via Varejo, retrata os mantras praticados pela companhia, ou seja, gente no centro, que reforça o empoderamento do consumidor, e um direcionamento voltado para o uso de dados na personalização e humanização no relacionamento de vendedores e clientes.

“As lojas da Casas Bahia sempre foram de todo o Brasil e estão de portas abertas para receber os brasileiros, de modo que todos se sintam em casa. A marca tem como valores e personalidade a brasilidade e suas traduções de ousadia, alegria, diversidade, leveza, inventividade e proximidade”, diz Ilca Sierra, diretora de Marketing e Comunicação multicanal da Via Varejo.

Há um ano a Via Varejo deu início a um processo de turnaround com a chegada da nova gestão e, durante esse período, a empresa se reinventou e inovou trazendo diversas melhorias para a empresa.

No início da pandemia, a companhia acelerou ainda mais esse processo lançando serviços como o “Me Chama no Zap”, que digitalizou os vendedores das lojas físicas e humanizou a compra online. A empresa também realizou melhorias na plataforma de vendas, com o objetivo de otimizar a jornada do cliente dentro da loja, com a oferta de todos os produtos disponíveis no site da marca, incluindo itens de marketplace.

“Nosso time de digital está trabalhando na rápida implementação desse sistema para que o cliente possa realizar todo o processo de compra de qualquer categoria, desde eletrônicos até itens de primeira necessidade, diretamente com o vendedor e sem ter que passar pelo caixa, por exemplo”, complementa Sierra.

A campanha, transmitida no último domingo (26) em um bloco único no formato interprograma, entre o Domingão do Faustão e o Fantástico, na TV Globo, e simultaneamente em todas as emissoras abertas, contou com a participação da cantora Negra Li, interpretando a música da marca.

Com um plano de mídia robusto em digital, incluindo a adoção inédita pela marca do modelo Masthead TV, com uma exposição premium na posição superior da página inicial do YouTube ao ser visualizado pela TV, a campanha também terá forte presença no horário nobre das principais TVs abertas e fechadas.

“Poder contribuir com a transformação de uma das marcas mais icônicas do Brasil gera uma motivação extraordinária em nós. Somos uma extensão do marketing da Casas Bahia com quem gostamos de construir histórias a quatro mãos. Reerguer a essência da marca ligada a brasilidade, empatia e acesso e ao mesmo tempo projetar ela para o futuro colocando a tecnologia a serviço das pessoas é um trabalho desafiador e gratificante. Agora queremos que essa narrativa se espalhe pelo Brasil todo e seja acolhida com felicidade e carinho na casa de cada brasileiro”, afirma David Laloum, CEO da Y&R Brasil

Criação de Alex Gobato, Marcelo Brito, Charles Alvarenga, Roger Fernandes, Frederico Teixeira, Giovanna Paiva e Nathalia Ramos, com direção criativa de Tiago Barreto, LP Andrade e Marcel Magalhães, direção executiva de Cristina Santoro e direção geral de Rafael Pitanguy.

Produção da Mixer Films, com direção de Luis Pinheiro e som da Loud. A provação de Roberto Fulcherberguer, Abel Ornelas, Ilca Sierra e Amanda Couto.