Categorias Cannes 2020

BRASILEIRA FINALISTA DO “SEE IT BE IT”

Publicado em
Leticia: o Brasil no projeto

A brasileira Letícia Rodrigues, diretora de arte sênior da Wunderman Thompson e professora na escola CUCA de criatividade, é uma das finalistas do programa “See It Be It” 2020 do Cannes Lions. Neste ano o número de inscrições atingiu 797 profissionais de 70 países.

O projeto de aceleração de talentos do festival, em edição online, tem a parceria do Spotfy e visa obter uma representação igual de gênero de diretores e líderes criativos em todo o setor global. Em 2020, recebeu um número recorde de 797 inscrições de 70 países

As 15 participantes vão viver, remotamente, uma experiência VIP do Cannes Lions, e ganhar um passe de cortesia, acomodação e viagem para participar do Festival em 2021. O programa, com curadoria, inclui sessões individuais de mentoria, eventos de networking, master classes e workshops, além de acesso a alguns dos líderes mais influentes do setor.

Letícia ainda não completou 10 anos de profissão, que iniciou ainda como júnior na Artplan. Passou também pelas agências F.biz, Neogama, W+K e GTB.

Em 2016 ganhou seu primeiro Leão, no Lions Health. Seu portfólio tem campanhas para marcas como Claro, Motorola, Jameson, Renault, Old Spice, Ford, Amstel, Unilever, J&J, Nestle e Bayer.

Nos últimos anos participou de projetos para tentar mudar o cenário de desigualdade no mercado publicitário. É uma das idealizadoras do PerifaLions, projeto social que visa alocar alunos da periferia de São Paulo nas grandes agências.

“Apoiaremos nossa comunidade See It Be It nas próximas semanas e meses, por meio de novos e empolgantes eventos virtuais, o Lions Live e o Festival em junho de 2021. See It Be It é uma iniciativa instrumental na resposta do Cannes Lions ao desequilíbrio de gênero existente na comunidade criativa global. A comunidade evoluiu para um movimento global de mulheres e o impacto do programa atingiu muito além da semana do Festival”, diz Louise Benson, diretora do Festival e VP de eventos do Cannes Lions.

O tema do programa “See It Be It” de 2020 a 2021 é “Liderança Feminina”. Swati Bhattacharya, executiva chefe de criação da FCB Ulka e embaixadora do See It Be It 2020, comenta sobre a escolha do tema.

“As mulheres são muito criativas, tanto advogadas do diabo como leitoras intangíveis, e é essa diversidade de perspectivas que oferece benefícios ao contar histórias. A liderança feminina usa o instinto feminino para nutrir uma organização ou um departamento, como uma mãe leoa. Quando as mulheres suprimem o instinto feminino, é como se fosse um hara-kiri criativo”, afirmou.

Dawn Ostroff, Diretora de conteúdo e publicidade da Spotify e mentora do See It Be It, acrescenta que “mudar a conversa sobre igualdade no local de trabalho exige que apoiemos e orientemos um ao outro em todas as fases de nossas carreiras. A orientação é uma missão que devemos assumir todos os dias e é algo que desempenhou um papel vital durante todo o meu tempo no setor”.