Datas

JORNALISTA DEIXA GRANDE LEGADO

Publicado em
Rafael: alegria e conhecimento

Seu Guia de Cannes por muitas edições do festival representou o melhor meio de informações sobre restaurantes da Riviera Francesa. Nos início dos anos 90, sem o auxílio da Internet, era por ali que se escolhia o melhor lugar para jantar. Rafael Sampaio era um apaixonado por bons pratos e vinhos.

Mais do que isso, porém, o jornalista integrava o time dos profissionais verdadeiramente experts em comunicação, marketing e publicidade. Rafael faleceu nesta sexta-feira (12), vítima de infarto, aos 67 anos.

A revista About que fundou, até hoje em operação na Internet, foi um dos veículos especializados mais importantes do mercado, ao lado do Propmark, do qual foi editor, e Meio & Mensagem. O site é dirigido por sua esposa, a jornalista Gisele Centenaro. O casal tem o filho Gabriel.

Rafael Sampaio era um dos jornalistas do meio de maior conhecimento do negócio publicitário. Amável, sempre alegre e sorridente, não se furtava em orientar e ensinar a quem chegava no setor. Eu mesmo aprendi muito com ele.

Por quase 30 anos atuou na ABA, como vice-presidente e depois consultor. Conhecia as leis do mercado e sua visão e opinião sempre foi respeitada por executivos e seus colegas de jornalismo.

Sua alegria em Cannes, distribuindo seu Guia, contagiava toda a delegação. Por conta disso também se tornou consultor de gastronomia, que entendia como poucos. Diz a história que em uma de suas participações no FIAP, surpreendeu Pedro Marcet, então diretor do festival, ao levá-lo para conhecer um dos melhores restaurantes argentinos na própria Buenos Aires.

Palestrante e escritor, Sampaio publicou os livros “Propaganda de A a Z – Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso”, “Marcas de A a Z” e “Planejamento de Marketing – Conhecer, Decidir e Agir”, este último em coautoria com Marcos Felipe Magalhães.

Ele também integrou o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) e representou o Brasil no Conselho Executivo da Federação Mundial de Anunciantes (WFA).