Pesquisa

AS “BOAS NOTÍCIAS” DA PANDEMIA

Publicado em

Participação de empresas e suas marcas amenizam crise e propagam esperança

Anitta: mais de um milhão em doações para a CUF

Com o objetivo de mostrar o outro lado da pandemia do coronavírus, a agência Newton, de inteligência digital, lança o “Report Covid-19 Boas Notícias”.

Objetivo é mostrar que mesmo neste momento de medo e incertezas, boas ações no período deixam acreditar que existem perspectivas para o futuro.

O relatório aponta espaços e formatos onde as marcas estão atuando para contribuir no combate aos efeitos econômicos da Covid-19, como a organização e patrocínio à lives beneficentes, a criação de fundos de apoio aos setores mais prejudicados pela pandemia e na oferta de capacitação e vagas de trabalho.

Um dos formatos que mais ganhou destaque durante o isolamento social é a live, e as marcas enxergaram nele a oportunidade para engajar com seus públicos e promover arrecadação de recursos para os setores mais prejudicados da economia e da população brasileira.

Entre os cases reportados, destaca-se a live da cantora Anitta. Realizada no Dia das Mães, reuniu mais de 100 mil espectadores e arrecadou mais de 1 milhão de reais em benefício do projeto social “Mães da Favela, da CUFA (Central Única das Favelas). O show contou com o patrocínio de marcas como Claro, Elma Chips, Americanas, Riachuelo, Invisalign e Skol Beats.

Outra maneira pela qual as marcas estão atuando socialmente durante a pandemia é na criação de fundos beneficentes, para apoiar os profissionais e setores mais afetados pela quarentena. A empresa ‘quem disse, Berenice?’, do grupo Boticário, criou uma plataforma para ajudar maquiadores autônomos afetados pela crise. A Unilever doou R$ 3 milhões em produtos de higiene e limpeza para combater a Covid-19 no Estado de São Paulo, e a Ambev produziu 500 mil unidades de álcool em gel para doação aos hospitais públicos.

O relatório destaca também as empresas e setores que, apesar da pandemia, seguem oferecendo vagas e contratando. A rede Carrefour, por exemplo, anunciou a abertura de 5 mil novas vagas para reforçar as operações nas cidades de Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. O Infojobs, um dos maiores portais de ofertas de vaga do país, registrou aumento de 387% nas vagas para home office em março, com a área de informática/TI liderando as ofertas, com 6.577 postos, seguida por saúde (5.114), logística (3.845), segurança (3.636), indústria (3.122) e transportes (1.453).

“Nossa área de inteligência analisa diariamente um grande volume de notícias, usamos isso para criar conteúdos contextualizados e relevantes para nossos clientes. Acontece que, nesse momento, com todo esse cenário imposto pela pandemia, observamos uma quantidade enorme de notícias negativas, o que nos trouxe o insight: Por que não montamos um report agrupando somente notícias e ações positivas? Essa foi a forma que encontramos de evidenciar o protagonismo de algumas marcas e também levar uma mensagem de esperança”, diz João Victor Mateos, Business Intelligence da Newton.