Entrevista

MOMENTOS MÉQUI EM CASA

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Primeira rede de fast food no país a fechar os salões de seus restaurantes, o McDonald’s também contribui com a manutenção do isolamento social através de uma série de ações desde o mês de março.

Além de investir no serviço de delivery e proteger suas lojas contra a disseminação do coronavírus, lançou campanhas como o “McProtegido”, com informações de segurança e higiene para todos os funcionários, e “McObrigado”, que consiste na doação de 100 mil combos para os profissionais de serviços essenciais.

A rede ainda doou mais de 43 toneladas de alimentos in natura para as organizações que combatem a fome.

Nesta entrevista, João Branco, diretor de Marketing da marca no Brasil, fala sobre o posicionamento da rede frente à pandemia, dizendo que os novos hábitos rígidos adquiridos provavelmente vão permanecer por bastante tempo, fazendo parte do nosso “novo normal”.

Como a maior rede de fast food do mundo se posiciona frente à pandemia?

Desde o início assumimos que para cuidar do negócio, precisaríamos cuidar das pessoas. Assim, para garantir a segurança de nossos colaboradores, parceiros e clientes, reforçamos todos os protocolos de segurança do alimento e higiene e fomos a primeira empresa do setor a fechar os salões de seus restaurantes para apoiar as medidas de distanciamento social.

Os funcionários da rede agora atendem com luvas descartáveis e máscaras, tanto nas interações de entrega no balcão quanto no caixa, e todos os pedidos estão sendo entregues já em embalagens para viagem.

No interior dos restaurantes, o chão recebeu a aplicação de fitas de segurança, formando linhas que delimitam a aproximação dos entregadores e colaboradores. Os caixas e balcões de entrega agora contam com placas de acrílico e estamos disponibilizando materiais para higienização das bolsas dos profissionais de entrega. No drive-thru também instalamos placas de acrílico e dispensers de álcool gel.

E de que forma comunicou essas ações?

Lançamos a campanha McProtegidos, que conta com comunicação em todos os restaurantes e tem como objetivo disseminar informações de segurança e higiene para todos os funcionários, além de engajar os clientes, fazendo um convite para que também tenham em mente a importância do distanciamento social e das ações de prevenção.

Que providências foram tomadas para minimizar o movimento das casas agora fechadas?

Tomamos a decisão de fechar nossos salões no dia 23 de março e passamos a atender com um esquema especial, principalmente por meio de drive-thru, delivery e “para viagem” em algumas praças. Esses canais se mostraram essenciais para seguirmos atuando em um momento tão complexo. Temos reforçado em nossas comunicações que mesmo sendo necessário estarmos longe, afinal, estamos juntos oferecendo “Momentos Méqui em Casa”.

Como a rede se solidarizou com os profissionais que precisam ir pra rua trabalhar?

Acreditamos que é fundamental usar nossa escala para impactar positivamente a sociedade. Essa premissa faz parte de nossa estratégia como companhia e guia nossas escolhas em todos os cenários.

Para contribuir positivamente com o setor de alimentação, disponibilizamos cursos de capacitação, gratuitos e online, para que micro e pequenos empreendedores do segmento possam ter acesso aos nossos conteúdos de segurança do alimento, higiene e desenvolvimento sustentável. São áreas de extrema importância, em que nossa companhia é reconhecida pela sua expertise.

Além disso, organizamos uma campanha por meio da qual estamos doando 100 mil combos para profissionais essenciais, que estão na linha de frente combatendo a epidemia, e instituições que auxiliam populações vulneráveis. Essa é nossa maneira de agradecer. É nosso McObrigado.

De que forma o McDonald’s enxerga o futuro do mercado?

Estamos vivendo um momento sem igual, com muitos desafios e de alta complexidade. Gosto de pensar que sairemos mais solidários e com convicção em nossos propósitos. Somos um povo muito sociável, que gosta de confraternizar. Essa vontade por bons momentos vai seguir conosco, assim como algumas medidas de prevenção também. O distanciamento social, a preferência pelo delivery e os hábitos rígidos de segurança do alimento provavelmente vão permanecer por bastante tempo, fazendo parte do nosso “novo normal”.

Algum novo lançamento durante a quarentena com objetivo de aumentar as vendas por delivery?

Estamos trabalhando nossos produtos clássicos, aqueles que despertam a verdadeira #FomeDeMc mas também lançamos o McFlurry Exagero de Kopenhagen, que traz o mix de baunilha, pedaços de chocolate ao leite Kopenhagen, pepitas dark Kopenhagen e calda de sundae que pode ser de morango, chocolate ou caramelo.  Mas nesse momento, mais do que lançar produtos, queremos estar ao lado das pessoas, contribuindo para que atravessemos esse momento da melhor maneira possível.