Internet

R7 DÁ VOZ ÀS SUAS NOTÍCIAS

Publicado em
Só apertar o Play. Não precisa baixar programa

Pessoas com deficiência visual ou de leitura já podem acompanhar as notícias do portal R7, que acaba de inserir uma nova ferramenta tecnológica de inclusão social por meio de áudio.

O software converte textos em áudio e oferece ao usuário a possibilidade de ouvir as notícias. Ativando um player que aparece na parte superior do texto, a ferramenta lê a matéria com voz humanizada criada através de inteligência artificial. Não há necessidade de instalar programa ou qualquer outra ferramenta, é só apertar o play.

” Além de expandirmos nosso conteúdo em muitas plataformas e canais, agora oferecemos mais possibilidades para milhões de brasileiros que passam a ter acesso à informação de credibilidade, principalmente em um momento tão crítico e delicado como este que estamos vivendo”, diz Claudia Caliente, Diretora Executiva Multiplataforma do portal R7.

A parceria tecnológica com a Audima, empresa responsável, permite que pessoas com dificuldades de visão ou leitura se apropriem das informações publicadas.

“A palavra inclusão abraça mais pessoas, o áudio vai muito além do universo do deficiente visual, composto por cerca de 35 milhões de brasileiros, mas também pessoas que tem outras dificuldades de leitura como um idoso ou até mesmo um analfabeto funcional, ou seja, um a cada quatro brasileiros”, explica Luiz Pedroza, co-fundador da Audima.

“O timing desta parceria neste momento de pandemia do coronavírus surge quase como uma urgência de acesso à informação na internet, já que muitas pessoas estão conectadas na quarentena. Mais pessoas vão poder se informar sobre os impactos do covid e até mesmo sobre benefícios emergenciais por exemplo. Saúde, política, economia, estas informações trazidas pelo R7 são utilidade pública e aumentando seu alcance empoderamos às pessoas, pois ajudamos a nivelar o acesso ao conhecimento e à informação”, completa Luiz.

A parceria reforça o apoio à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), gerando maior integração digital e atingindo uma nova audiência que passa a ter um acesso ao conteúdo do R7. Outras iniciativas de acessibilidade já fazem parte do portal R7, como a customização do tamanho do texto e a opção de alto contraste nas páginas.