Ação Social

CONTADORA DE HISTÓRIAS EM SUA CASA

Publicado em

Iniciativa do Itaú Unibanco, com criação da DPZ&T, pretende ajudar a distrair e educar o público infantil durante período de quarentena por conta da epidemia do coronavírus. Com início nesta sexta-feira (27), Uma série de ações especiais do programa “Leia Para Uma Criança”, dirigida aos pais, conta com a participação da escritora e contadora de histórias Kiara Terra.

Especializada em narrativas colaborativas, Kiara estará no canal oficial do banco no Youtube abordando temas das edições 2017, 2018 e 2019 do programa, além dos livros digitais, e dicas de como ler os livros para as crianças.

Em 1998 a escritora criou o método de narração chamado “A História Aberta” composto por histórias narradas com a participação do público. Técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar, que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como para espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições.

Em 10 vídeos que serão disponibilizados ao longo dos próximos dias, Kiara utilizará seu método de narração exclusivo, que mescla música, teatro e outros recursos, para contar as histórias dos livros físicos e digitais já distribuídos pelo programa de incentivo à leitura.

De modo sutil, bem-humorado e inusitado, Kiara utiliza as histórias para mobilizar sensibilidade, afeto e empatia entre crianças e adultos. 

Além de livros da coleção digital do Itaú, Kiara irá ler livros físicos como “O Tupi que você fala”, de, Claudio Fragata, distribuído em 2019, “Pedro vira porco-espinho”, de Janaína Tokitaka, parte da coleção de 2018, e “Em cima daquela serra”, de Eucanaã Ferraz, e “O menino azul”, de Cecília Meireles, ambos de 2017. 

O Festival#LeiaEmCasa busca contribuir com alternativas de entretenimento doméstico para as crianças, que muitas vezes estão em confinamento dentro de casa junto a pais que estão trabalhando de forma remota.  

O Leia para uma Criança é um programa de incentivo à leitura na primeira infância, criado pelo Itaú e pela Fundação Itaú Social. m 2020 ele completa 10 anos, e desde sua criação já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país.

Os títulos são idealizados para serem lidas por adultos para crianças em sua primeira infância, pelo celular, tablet ou pelo computador.